Hospital

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA, ESTRUTURA E VALORES


Unidades

O Centro Cirúrgico do Hospital Português é formado por 10 salas cirúrgicas, 2 salas de assistência peri operatória com monitorização avançada e capacidade de 10 leitos, posto satélite de farmácia planejada para o suprimento das necessidades do setor, dividida em unidades de atendimento e de preparo de insumos.

As salas são dotadas de sistema de iluminação ambiental e focos cirúrgicos modernos de alta eficiência. O centro é dotado de recursos informatizados para registro e documentação, estando preparado para uma abrangente margem de procedimentos operatórios, desde os mais simples aos complexos, compreendendo cirurgia geral, cirurgia plástica estética e reparadora, neurocirurgia, cirurgia cárdio vascular e torácica, cirurgia de cabeça e pescoço e otorrinolaringológica, cirurgia ortopédica e transplantes.

Dispõe de logística para atividade contínua de cirurgias eletivas, urgências e emergências, garantindo suporte para as unidades de medicina crítica, inclusas unidades de terapia intensiva geral, gastrenterologia, coronariana e de cuidados pós-operatórios, além das emergências geral, ortopédica e otorrinolaringológica. Tem sistema de funcionamento integrado a unidade de hemoterapia, anatomia patológica, laboratório de análises clínicas e centro de material e esterilização, garantindo assim, recursos humanos e tecnológicos que permitem funcionamento efetivo.

Coordenador: Dr. Gustavo Gomes Pereira França
Telefones: 
Agendamento Cirúrgico: 71 3203-5445
Recepção: 71 3203-5445
Horário de Funcionamento: 24 horas
Localização: 4º andar

O Centro Médico Hospital Português – CMHP é um complexo de consultórios, inaugurado em junho de 2001, localizado em anexo ao prédio do Hospital Português, oferecendo a estrutura de 64 salas/consultórios, garagens, lanchonete, mezanino, auditório para 204 pessoas, sala de treinamento e central telefônica própria.

Contando com uma equipe qualificada em diversas especialidades médicas e tecnologia dos mais modernos equipamentos, conforto e funcionalidade de suas instalações, o CMHP também possui parceria com o Laboratório LPC, onde são realizados mais de 900 tipos de exames, tais como: Patologia Clínica, Anatomia Patológica, Hematologia, Hemostasia, Microbiologia e outros.

Para ter acesso a lista de especialistas, clique aqui.

Supervisora: Ivonete Sacramento Vieira

Telefone: (71) 3203-3400

Horário de funcionamento:

  • Segunda a Quinta, das 07:00h às 19:00h.
  • Sexta, das 07:00 às 18:00h.

Localização: Av. Princesa Leopoldina, nº 940. Anexo ao Hospital Português.

O Serviço de Anestesiologia do Hospital Português é caracterizado por uma parceria de mais de quarenta e cinco anos entre o Hospital Português e a Clínica de Anestesia de Salvador. Os resultados traduzem a essência da afinidade entre as duas instituições, na busca incessante de acompanhar os avanços da ciência médica, sem jamais descuidar do atendimento humanizado e do foco nas melhorias contínuas em suas atividades. Dessa forma, foi possível realizar, com segurança, cirurgias pioneiras no Estado a exemplo dos transplantes de rins, coração e fígado, além de uma série de outras intervenções de alta complexidade nas mais diversas especialidades cirúrgicas.

Coordenador: Dr. Eron Garcia de Santana

Telefone: 71 3203-5119

Horário de Atendimento:

  • Consultório (avaliação pré-anestésica) segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
  • Horário integral (procedimentos cirúrgicos em caráter eletivo ou de emergência), no Centro Cirúrgico

Localização: 2º andar Salas 209 e 210

Composta por Infectologistas e uma equipe de Enfermagem especializada em controle de infecção, o Serviço de Controle de Infecção - SCIH gerencia indicadores de processos na busca constante de baixos índices de infecção associados aos procedimentos invasivos, em permeio à realização adequada da higienização das mãos por todos os profissionais de saúde. A SCIH subsidia às áreas com resultados alcançados e as recomendações de melhoria continua, promovendo treinamentos que buscam o máximo de redução de infecções associadas aos cuidados de saúde dentro de todas as adversidades clínicas possíveis em pacientes que necessitam de assistência de alta complexidade.

Coordenador: Dr. Alessandro Henrique Tavares de Farias

Telefone: 71 3203-5272

Horário de Funcionamento:

  • De Segunda a Quinta-Feira: das 7h às 17h
  • Sextas-Feira: Das 7h às 16h

Localização: Edf. Marcos José, Maternidade Santamaria - Mezanino

O Serviço de Enfermagem do Hospital Português se destaca pela competência técnica, foco na qualidade e segurança, sistematização da Assistência, e Resultados.

Nosso modelo assistencial tem se mostrado cada vez mais arrojado, audacioso e inovador, contemplando um time de enfermeiras especialistas com atuação direta para os principais indicadores assistências de enfermagem, exemplificando pela Enfermeira Dermatológica e Enfermeira da Terapia Intravenosa, assim como enfermeiras diaristas nas unidades de terapia intensiva que focam seu trabalho no plano terapêutico definido pelo medico para cada paciente e contribuem para que o planejamento assistencial seja atendido da forma mais satisfatória possível.

Prestar assistência de qualidade é o nosso maior mérito; todos os nossos enfermeiros possuem pós- graduação/especialização especifica para a sua área de atuação. Garantimos treinamento a todo corpo funcional de enfermagem através do programa de capacitação ASSISTIRH com revisão das melhores praticas, protocolos e temas assistenciais em geral e comportamentais, com foco na Humanização.

Consideramos importante a responsabilidade com a formação, desta forma possuímos programas para Enfermeiros Trainee, Estagiários de Enfermagem, promovemos eventos científicos para a Comunidade de Enfermagem regularmente, realizamos pesquisas com publicações em eventos de saúde a nível nacional e internacional.

Coordenadora: Enfª Isilda Maria Queiroz Carreiro

Telefone: 71 3203-5108

Horário de Atendimento: 24 horas

Localização: 1º andar

Para acessar o Manual do Estagiário de Enfermagem em Pesquisa Científica do Hospital Português clique na imagem.

Manual do Estagiário de Enfermagem em Pesquisa Científica do Hospital Português

O Serviço de Farmácia do HP é composto por uma Central de Abastecimento Farmacêutico e onze Farmácias Satélites. É constituído atualmente pelas áreas de:

GERENCIAMENTO - controle do estoque e avaliação da qualidade e quantidade dos medicamentos utilizados no hospital, com foco na implantação de rotinas e controles de processos;

FARMACOTÉCNICA - responsável pelo fracionamento de medicamentos, buscando atender as necessidades individuais dos pacientes internados;

DISPENSAÇÃO - responsável por fornecer aos pacientes internados os medicamentos prescritos, por meio do Sistema Individualizado Direto;

NUTRIÇÃO PARENTERAL E QUIMIOTERAPIA - responsáveis por assegurar avaliação farmacêutica, manipulação e controle de qualidade do produto fornecido ao paciente;

FARMÁCIA CLÍNICA HOSPITALAR - responsável por desenvolver atividades de forma a assegurar o tratamento medicamentoso do paciente, prevenindo riscos e colaborando para redução do tempo de sua permanência.

Atua, como membro da equipe multidisciplinar, nas Comissões de Farmácia e Terapêutica, Farmacovigilância, Gerenciamento de Risco, Programa de Controle de Resíduos, Comissão de Infecção Hospitalar, visando à otimização dos recursos e segurança ao paciente.

Chefes do Serviço: Kátia Costa Cerqueira e Valnelia Fraga da Silva

Telefones: 71 3203-5144 / 5279

Horário: 24h

Localização: As Farmácias estão distribuídas nos andares localizadas no prédio principal do Hospital Português e Maternidade Santamaria.

O serviço de Fisioterapia é composto por 85 profissionais da mais alta qualidade, contando com mestres e especialistas nas mais diversas áreas de atuação. Exerce atividades, 24h, em todas as unidades fechadas (UTI, UGH, UPC, UCO, UTI Neonatal e Semi-Intensiva), além de assistir aos usuários da Emergência.

O serviço de Fisioterapia do Hospital Português dispõe de aparelhagem de última geração nas mais diversas áreas de especialização. Nossos profissionais buscam uma constante atualização através de cursos, congressos e simpósios com intuito de promover uma assistência mais qualificada ao nosso usuário.

Coordenador: Dr. Palmireno Pinheiro Ferreira

Telefone: 71 3203-5616

Horário: 24 horas

Localização: 3º andar

O Departamento de Nutrição do Hospital Português realiza atividades focadas nas necessidades nutricionais específicas de pacientes internados, ofertando produtos ou programas para assegurar a promoção, prevenção e recuperação nutricional. A atuação do setor cumpre requisitos formais, técnicos e de estrutura, assegurando cuidado nutricional por níveis de assistência. Além disso, o Departamento efetua o planejamento terapêutico, com base em informações clínicas completas, garantindo o apoio necessário à continuidade da assistência, contribuindo com a saúde e a satisfação do cliente interno e externo e viabilizando os seguintes requisitos:

  1. Humanização e agilidade no atendimento;
  2. Comunicação e integração com áreas assistenciais e de apoio;
  3. Procedimento operacional padrão documentado para as rotinas e protocolos institucionais;
  4. Capacitação dos profissionais e prevenção dos riscos;
  5. Registros que comprovem a realização das atividades;
  6. Estatística básica para o gerenciamento da rotina e gestão de indicadores;
  7. Promover a manutenção ou recuperação do estado nutricional de pacientes e colaboradores por meio de uma conduta profissional baseada em critérios científicos e éticos, respeitando os hábitos alimentares e garantindo a segurança alimentar e a educação nutricional.

Chefe do Departamento: Gildete Borges Fernandes

Telefone: 71 3203-5612

Horário de Funcionamento:

  • Assistência: 24 horas
  • Equipe de Nutricionistas: Segunda à Sexta: das 7h às 19

Localização: Mezanino da Maternidade Santamaria.

O Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Português tem sido estruturado para atender as demandas dos pacientes, seus familiares e da Instituição através da aplicação de práticas psicológicas, oferecendo cobertura no contexto das Unidades Fechadas (UTI-Geral, UGH, UCO e UTI-Neonatal), Programa de Hemodiálise e Oncologia, contemplando os pacientes em tratamento ambulatorial e em situação de internamento.

Nesse cenário específico, o Serviço de Psicologia do Hospital Português atua prestando assistência psicológica ao paciente e família, atentando-se para alterações emocionais e psicopatológicas, mecanismos de enfrentamento e defesas, a história de vida e doença e rede de apoio social.

A atuação ocorre também em contextos de urgências subjetivas, suporte a família no momento do óbito, psicoprofilaxia cirúrgica, em situações de prognóstico desfavorável, além de indicadores disfuncionais no paciente/família (desorganização emocional, não adesão ao tratamento, rede de apoio restrita, dificuldade de compreensão do quadro clínico/tratamento/prognóstico) e interlocução diária com a equipe, com o objetivo de conhecer a evolução clínica, compartilhar o estado emocional do paciente/família e definir, multidisciplinarmente, as estratégias terapêuticas. Diante desses dispositivos assistenciais instaura-se um espaço para promoção de saúde e qualidade de vida por meio de intervenção psicológica.

Psicóloga Líder:

Telefone: 71 3203-5464

Horário de Funcionamento: de Segunda à Sexta-Feira, das 7h às 17h

Localização: 5° andar

O Serviço Social propõe uma intervenção profissional orientada a realizar o acolhimento do paciente, fornecendo suporte emocional na orientação e informação em relação às dificuldades enfrentadas no processo de hospitalização. Intermediando solicitações ao seguro de saúde e a assistência domiciliar, aos encaminhamentos dos recursos existentes na comunidade e informações institucionais.

Busca também capacitar o paciente e seus familiares no enfrentamento das diversas situações provenientes do processo de hospitalização, contribuindo para que os mesmos possam, a cada dia,lidar melhor com seus próprios desafios nos meios hospitalar, familiar e social.

Assistente Social Líder: Célia Regina Aquino

Telefone: 71 3203-5117

Horário de Funcionamento:

  • Segunda a Sexta-Feira: das 07h às 19h
  • Sábado: das 8h às 16h

Localização: 1º andar.

A Unidade Coronariana do Hospital Português (UCO) é pioneira no estado, especializada no cuidado do paciente adulto, de alto risco cardiológico, que necessite de cuidados intensivos. A UCO conta com 17 leitos, oferece 24 horas de assistência especializada a pacientes com eventos cardíacos tais como: Dor Torácica, Síndromes Coronarianas Agudas (Angina instável e Infarto Agudo do Miocárdio), Insuficiência Cardíaca Descompensada, arritmias instáveis, síndrome Aórticas Agudas, Síndrome Pós-Parada Cardiorespiratória. Também realiza atendimentos que necessitem de cuidados durante procedimentos especiais como angiolplastias, implantes valvares percutâneos, intervenções vasculares, procedimentos de cardioversão e ablação de arritmias, implantes de marca passo.

A atenção clínica aos pacientes é uma prioridade. São realizadas reuniões diárias com a equipe assistencial (visitas multidisciplinar) que busca discutir as condutas diagnósticas e terapêuticas para disponibilizar um atendimento individualizado, com foco na qualidade. Rotinas específicas são adotadas em compasso com normas de condutas propostas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, além das sugeridas pela European Society of Cardiology - ESC, American Heart Association - AHA e American Colege of Cardiology - ACC.

A unidade conta com uma série de recursos disponíveis para apoio ao paciente e sua família, evidenciando-se através do suporte psicológico e assistência farmacêutica clínica.

A missão da equipe é superar as expectativas, fornecendo um cuidado de profissionais experientes, primando pela qualidade e comprometimento com o paciente, além de utilizar o que há de melhor para criar um ambiente eficiente e seguro.

Telefone: 71 3023-5724 / 5745

Horários de Visita: das 11h às 12h e das 15 às 16h

Localização: 2º andar

Coordenador: Dr. Mário de Seixas Rocha - CRM BA  8959

Vice Coordenador: Dr. Marcos Machado Barojas – CRM BA 14183

A Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) do Hospital Português é uma unidade especializada no atendimento a portadores de doenças gastrintestinais agudas ou crônicas, que requeiram cuidados intensivos, prestando assistência integral aos pacientes com diagnóstico de hemorragia digestiva alta e baixa, hepatopatias agudas e crônicas descompensadas, abdome agudo inflamatório,obstrutivo e vascular, e a pacientes em pós-operatório de cirurgia abdominal de médio e grande porte, incluindo o transplante de fígado.

A unidade situa-se no terceiro andar do Hospital Português, dispondo de 18 leitos, sendo 10 leitos de terapia intensiva e 8 leitos de terapia semi-intensiva, todos acoplados à central de monitorização. A Unidade dispõe de rotinas específicas para acompanhamento de pacientes internados publicadas no Manual de Terapia Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia, periodicamente atualizadas de acordo com normas de condutas propostas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva,Sociedade Brasileira de Hepatologia, Associação Brasileira de Medicina Intensiva, American Gastroenterology Association, American College of Gastroenterology, American Association for the Study of the Liver, European Association for the Study of the Liver e American Society of Intensive Care Medicine.

Acesse aqui a versão atualizada do Manual de Cuidados Intensivos em Hepatologia.

Telefone: 71 3203-5375

Horário de Funcionamento: 24 horas

Localização: 3º andar

Coordenador: Dr. Paulo Lisboa Bittencourt

Vice-Coordenador: Dr. Cláudio Celestino Zollinger

A unidade de pós- operatório de cirurgia cardiovascular atende pacientes em pós- operatório cardiovascular e pacientes cardiopatas clínicos. Temos a missão de promover a assistência à saúde dos clientes cardíacos de maneira integral e personalizada, utilizando os recursos tecnológicos, científicos e humanísticos. Dispomos de 8 leitos equipados com modernos aparelhos de monitorização hemodinâmica invasiva e não invasiva, respiradores de ponta e uma equipe multidisciplinar totalmente voltada para o tratamento do paciente com patologias cardiovasculares.

Coordenador: Dr. Maurício Nunes

Vice-Coordenadora: Dra. Rebecca Reis

Telefone: 71 3203-5468/ 3203-5467

Horário de visita: das 11h às 12h e das 15h às 16h

Localização: 4º andar

A unidade semi-intensiva do Hospital Português possui 29 leitos, todos com monitorização multiparamétrica e equipe de médicos,enfermeiras e fisioterapeutas especializados.Os critérios para admissão são:

  • Pacientes provenientes das UTI’s que ainda necessitem de monitorização e/ou cuidados intensivos;
  • Pacientes com necessidade de cuidados e vigilância de equipes médica, de enfermagem e fisioterapia, e/ou monitorização de dados vitais em intervalos inferiores a de 4/4h, sem sinais de disfunção orgânica;
  • Pacientes com indicação de reposição hidro-eletrolítica complexa (valores acima da reposição basal ) e necessidade de monitorização;
  • Pacientes em pós-operatório, em ventilação espontânea e com estabilidade hemodinâmica, que tenham necessidade de vigilância e/ou monitorização;
  • Paciente com quadros neurológicos agudos, em ventilação espontânea, estabilidade hemodinâmica e após avaliação e liberação das equipes de neurologia (clínica e/ou cirúrgica);
  • Paciente nefropatas crônicos ou agudizados, sem urgência dialítica, estáveis hemodinamicamente, em condições de hemodiálise na unidade de diálise da nefrologia;
  • Pacientes com necessidade de ventilação não-invasiva;
  • Paciente em uso de drogas vasoativas (no máximo uma), em dose fixa ou decrescente, com finalidade de manutenção ou redução dos níveis pressóricos;
  • Pacientes em tratamento de arritmias sem repercussão hemodinâmica;
  • Pacientes com indicação de adoção de cuidados paliativos por doença terminal.

Telefone: 71 3203-5280

Horário de visita: das 11h às 12h e das 15h às 16h

Localização: 2º andar

Coordenador: Dr. Márcio Peixoto - CRM  BA 15235

Equipada com aparelhos de última geração, a UTI presta serviço a pacientes clínicos e cirúrgicos de alta complexidade. Com 30 leitos, a UTI do Hospital Português conta com aparelhos de monitorização e ventilação mecânica e equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicoterapeutas, farmacêuticos,psicólogos e nutricionistas, além de estrutura especial para realização de procedimentos dialíticos na própria unidade.

Telefone: 71 3203-5460

Horários de Visita Familiar: das 11h às 12h e 16h às 17h

Horário de Funcionamento: 24 horas

Localização: 4º andar

Coordenador: Dr. Octavio Messeder - CRM BA 3497

Vice-Coordenador: Dr. Augusto Farias CRM BA 7917

Nossa unidade foi inaugurada em 2009 na Maternidade Santa Maria tendo 20 leitos, com estrutura moderna e avançada. Sua área foi construída para atender aos bebês com conforto e segurança,apresentando espaço amplo e contando com equipe clínica neonatal especializada em atendimento de pacientes graves, tendo suporte de várias especialidades cirúrgicas: cirurgia geral, neurocirurgia,ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, angiologia, além do suporte de cardiologia clínica com realização de ecocardiograma e ultrassonografias à beira leito.Temos o suporte de várias equipes de um hospital geral com tecnologia avançada, o que facilita diagnósticos complexos.Nossa aparelhagem é de ultima geração, estando apta a atender recém-nascidos extremamente prematuros e gravidezes múltiplas.

Contamos sempre com no mínimo dois plantonistas por turno oque nos dá flexibilidade para atendimento de gravidezes múltiplas e intercorrências. A Unidade neonatal da maternidade é uma referência para atendimento de recém- nascidos normais e de alto risco. Trabalhamos com o suporte de uma profissional da área de psicologia que, junto com toda a equipe, garante um serviço humanizado e individualizado.Nossa unidade está apta para receber a pessoa mais importante de suas vidas: seu filho!

Coordenadora: Dra. Irene Maria fraga Teixeira Ávila
Telefone: 71 3203-5533
Horário de Funcionamento: 24 horas
Localização: 5º andar da Maternidade Santamaria

O Hospital Português dispõe de 261* unidades de internação de alto padrão. São apartamentos e enfermarias que seguem a Política Nacional de Humanização (PNH) e completa tecnologia assistencial. Todos os apartamentos dispõem de recursos tecnológicos – como oxigênio e aspiração central – ar condicionado, televisão e frigobar. As enfermarias têm ar condicionado e infra-estrutura básica para o atendimento médico. Cada posto de enfermagem é dotado de um carro de emergência para o pronto-atendimento.

Número de leitos: 163 apartamentos e 98 enfermarias.

*este valor não contempla os leitos das unidades fechadas.

• Comissão de Ética Médica
• Comissão de Padronização
• Comissão de Controle de Infecção Hospitalar
• Comissão de Revisão de Prontuário
• Comissão de Revisão de Óbito
• Comissão de Alinhamento e Sustentabilidade