Maternidade

CONHEÇA A MATERNIDADE SANTAMARIA

bercario_hp title=

Maternidade Santamaria do Hospital Português é uma maternidade de excelência e referência para a população do Estado da Bahia, inaugurada no dia 31/07/2009, portadora de equipamentos de última geração, equipes assistenciais treinadas e especializadas. Sala de espera com amplo e confortável espaço físico. Área reservada para a família aguardar o momento do nascimento.

estrutura_Maternidade_hp title=

Conta com 51 leitos para internação de maternidade em forma de Alojamento Conjunto e adaptados para assistência ao parto humanizado, 1 centro obstétrico individualizado contendo 3 salas para cirurgias obstétricas e 1 sala especial para parto natural. As salas de parto possuem visor externo que permitem a família assistir e festejar o momento do nascimento. Um berçário de observação e uma UTI Neonatal contendo 28 leitos. Todos os partos são assistidos com neonatologista em sala recebendo os recém-nascidos.

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico do Hospital Português une tecnologia e humanização em sua estrutura. Com uma equipe de especialistas, a paciente é completamente assistida desde a hora que é internada até o centro obstétrico, garantindo a segurança e o acolhimento. O centro obstétrico possui 3 salas cirúrgicas e 01 sala especial para parto natural humanizado.

Apartamentos

Um ambiente aconchegante e seguro é o que encontram os pais para receberem seus bebês na Maternidade Santamaria. Contando com 25 apartamentos suítes e 26 enfermarias. Todos climatizados, com cofre e televisão, totalizando 51 leitos de atendimento na maternidade. Os pacientes têm a sua disposição toda infraestrutura e serviços de ponta, equipes especializadas de Obstetras, Enfermeiras, Anestesistas e Neonatologistas, e o suporte de um hospital geral com mais de 160 anos de tradição e referência em diversas especialidades.

Berçário

Os bebês nascidos na Maternidade Santamaria recebem uma atenção especial desde o primeiro momento. Após o nascimento, os bebês são observados no berçário acompanhado por Pediatras, Neonatologistas e Enfermeiros especialistas.Os bebês que nascerem bem podem ser encaminhados após 1 hora em observação junto à mãe, ainda no centro obstétrico,  para o alojamento conjunto ou ficarem em berçário por cerca de 1 à 3 horas até que a família possa recebê-lo. Esta escolha de fluxo ficará por decisão da famíliaOs profissionais também auxiliam os pais sobre aleitamento materno, higiene em geral como banho, coto umbilical e troca de fralda.

UTI Neo

A UTI Neonatal da Maternidade Santamaria possui 28 leitos, sendo 1 leito de isolamento com toda a infraestrutura e equipe preparada para o atendimento de recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais. Entre os equipamentos exclusivos da UTI Neonatal está o ventilador de alta frequência, utilizado em patologias respiratórias que não conseguem ser tratadas com os ventiladores convencionais. Há também o aparelho para administração de óxido nítrico, importante no tratamento de hipertensão pulmonar neonatal - grave patologia pulmonar nos recém-nascidos. As incubadoras são de última geração, com umidificação e aquecimento adequados para os prematuros. Possuem fototerapias intensivas, com radiância eficaz para tratamento de icterícias graves,que ocorrem nas incompatibilidades sanguíneas