Maternidade

CONHEÇA A MATERNIDADE SANTAMARIA

bercario_hp title=

Maternidade Santamaria do Hospital Português é uma maternidade de excelência e referência para a população do Estado da Bahia, inaugurada no dia 31/07/2009, portadora de equipamentos de última geração, equipes assistenciais treinadas e especializadas. Sala de espera com amplo e confortável espaço físico. Área reservada para a família aguardar o momento do nascimento.

estrutura_Maternidade_hp title=

Conta com 51 leitos para internação de maternidade em forma de Alojamento Conjunto e adaptados para assistência ao parto humanizado, 1 centro obstétrico individualizado contendo 3 salas para cirurgias obstétricas e 1 sala especial para parto natural. As salas de parto possuem visor externo que permitem a família assistir e festejar o momento do nascimento. Um berçário de observação e uma UTI Neonatal contendo 28 leitos. Todos os partos são assistidos com neonatologista em sala recebendo os recém-nascidos.

Centro Obstétrico

Nosso centro contem 3 salas para cirurgias obstétricas e 1 sala especial para parto natural com banheira, bola e  apoios . Duas das salas de parto possuem visor externo que permitem à família assistir e festejar o momento do nascimento.Todos os partos são assistidos por  neonatologista em sala de parto com temperatura controlada e protocolo para profilaxia de hipotermia.Colocamos o bebê para mamar logo ao nascer estimulando vinculo mãe e bebê, estimulando o aleitamento o mais precocemente possível.Dispomos de  berçário de observação para casos específicos já que a nossa rotina é que se o  bebê está bem  e a família deseje , a transferência para o alojamento  se fará  junto com a mãe .Não usamos nitrato de prata colírio e sim o iodopovidona para os casos de bolsa rota, conforme orientação do M da Saúde. Caso a família opte pelo não uso do colírio dispomos de um termo de consentimento que deverá ser assinado afirmando estar ciente dos risco para a sua não utilização. 

Apartamentos

Um ambiente aconchegante e seguro é o que encontram os pais para receberem seus bebês na Maternidade Santamaria. Contando com 25 apartamentos suítes e 26 enfermarias ( 2 leitos em cada ). Todos climatizados, com cofre e televisão, totalizando 51 leitos de atendimento na maternidade.Temos 2 médicos no alojamento conjunto que passam os quartos pela manhã, orientando e avaliando a alta conforme protocolos de segurança.A nova família permanecerá junta até o momento da alta que, normalmente, é  dada em torno de 48 h para o RN. Alta precoce do RN favorece a um maior risco de retorno de internamento para fototerapia, por febre, desidratação, problemas alimentares, entre outros. Por esse motivo, seguimos a orientação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e da AAP (Academia Americana de Pediatria) de alta segura ser aquela dada em torno de 48 horas.Os bebês são transportados em berço para maior segurança, evitando risco de queda.Lembramos que não dispomos de serviço de urgência neonatal, devendo, em qualquer intercorrência, procurar seu pediatra ou emergência, e acaso haja indicação de internamento, deve ser encaminhado o pedido ao hospital para solicitar previamente liberação ao convênio de saúde.O atendimento na emergência é somente obstétrico. Os neonatologista atendem exclusivamente na UTI e na sala de parto.Dispomos do serviço de Concierge na unidade para auxiliar durante todo o internamento, acolhendo suas necessidades, dando maior conforte até a alta hospitalar. 

Berçário

Os bebês nascidos na Maternidade Santamaria recebem uma atenção especial desde o primeiro momento. Após o nascimento, os bebês são observados no berçário acompanhado por Pediatras, Neonatologistas e Enfermeiros especialistas.Os bebês que nascerem bem podem ser encaminhados após 1 hora em observação junto à mãe, ainda no centro obstétrico,  para o alojamento conjunto ou ficarem em berçário por cerca de 1 à 3 horas até que a família possa recebê-lo. Esta escolha de fluxo ficará por decisão da famíliaOs profissionais também auxiliam os pais sobre aleitamento materno, higiene em geral como banho, coto umbilical e troca de fralda.

UTI Neo

Nossa UTI Neonatal disponibiliza  28 leitos, sendo a maior da rede particular . A unidade é  de alta complexidade, segue protocolos e dispõe de equipe multiprofissional especializada: neonatologistas, enfermeiras e técnicas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicóloga, farmacêutica clinica, nutricionista e serviço social.Temos em média de 2 a 5 médicos na UTI Neonatal, agilizando os atendimentos de urgência de partos gemelares, quando necessário.2 médicos no alojamento conjunto que passam os quartos pela manhã, orientando e avaliando a alta conforme protocolos de segurança.Foi construída em 2020 uma unidade para RNs com risco para COVID, o que mantêm a segurança dos nossos pacientes ainda maior.Nosso suporte tecnológico é importante com serviço de bioimagem completo, com aparelhos de RNM e tomografia  de última geração. Fazemos cateterismo cardíaco e dispomos de especialistas em diversas áreas, tais como: cirurgia, cardiologia, ortopedia , otorrinolaringologia , neurocirurgia e  bioimagem .