Pais

Preparativos

1) No final do pré-natal já solicite ao seu médico a guia de internação  para ficar em suas mãos, independente do tipo de parto.

Caso o parto seja uma cesariana eletiva, o seu médico deverá entrar em contato com o Centro Obstétrico e marcar o seu parto. Nesses casos ele deverá lhe dar além da solicitação de internamento, o Termo de consentimento livre e esclarecido preenchido. Você deverá vir até a maternidade portando esses documentos e a sua carteira do Convênio (se for o caso) para realizar o seu pré-internamento. Caso você entre em trabalho de parto antes da data programada e seu médico lhe encaminhar para a maternidade, você sempre deverá ligar para a recepção avisando da sua chegada e confirmando o seu leito. Caso tenha alguma intercorrência e não consiga contato com o seu obstetra, a maternidade Santamaria dispõe de médico obstetra plantonista nas 24 horas na emergência obstétrica.

Para as pacientes que desejam evoluir para parto normal, essa deverá ter em mãos a solicitação de internamento e a carteira do convênio e poderá vir fazer a ficha cadastral previamente e a confirmação da elegibilidade do convênio para obstetrícia, porém não será possível pegar senha de liberação do procedimento antecipada, visto que o tipo de parto a ser realizado será definido pela evolução clínica da parturiente.

Antes de vir para a maternidade sempre ligue para a recepção (71) 3203-5888, confirmando a sua vinda e a disponibilidade de vaga, inclusive nas cesáreas eletivas.

2) As  Consultas  pré-anestésicas deverão ser marcadas através do telefone: (71) 3203-3424

3) Confirme com seu obstetra se o mesmo já é cadastrado na maternidade Santamaria do Hospital Português, caso não seja o mesmo deverá entrar em contato com a gerência Técnica através do telefone (71) 3203-5550, para obter informações quanto ao cadastramento.  A maternidade só permite a realização de partos por médicos cadastrados no Hospital Português.

4) Separe todos os seus exames realizados no pré-natal e organize-os por ordem cronológica num Classificador para trazer para a Maternidade (esses exames são muito importantes para o seu acompanhamento e definição de conduta médica para com o seu recém-nascido).

5) No dia do nascimento você poderá trazer seus amigos e familiares para o momento do parto, afinal, o nascer é uma festa. Esses deverão ficar no salão do 4º andar onde ficam os visores do centro obstétrico. Após o parto poderão se dirigir ao visor do berçário no 5º andar ou para a Cobertura da maternidade onde temos uma área ampla com uma vista de 360 graus da Bahia de todos os santos, e o nosso LUCCA café, que fica aberto até às 21h. Pedimos que nos apartamentos permaneçam apenas três pessoas no máximo e que se evite muita movimentação nos corredores das unidades de internação evitando incômodos e barulhos para as pacientes internadas.

6) Lave as roupas do seu RN  apenas com sabão de coco (preferencialmente em pedra) e passe com ferro quente. Arrume as roupas para trazer para a maternidade separadamente em sacos plásticos,fazendo conjuntos completos para cada dia ( roupinha, meias, luvas, manta, etc).

7) Não é permitida a entrada de alimentos na maternidade, com exceção de sequilhos, docinhos e bem-nascidos, devidamente embalados, visando evitar o  aparecimento de insetos .

8) A maternidade disponibiliza  serviços terceirizados de fonoaudiologia para realização de teste da Orelhinha (Avaliação de acuidade auditiva) e de Vacinação ( para a administração das vacinas  BCG e hepatite B) .

09) Qualquer dúvida a respeito do preparo para partos ou conduta da maternidade, fineza  entrar em contato com uma das enfermeiras das unidades de internação  através dos telefones (71) 32035680 / 5740 / 5840.