Qualidade assistencial: um compromisso de todos em prol da segurança do paciente
11 de novembro de 2021
As iniciativas desenvolvidas por organizações de todo o mundo para o aperfeiçoamento dos seus processos internos ganham ênfase no Dia Mundial da Qualidade. A data instituída desde 1990, pela Organização das Nações Unidas (ONU), na segunda quinta-feira de novembro, mobiliza setores essenciais como o da saúde, anualmente.
Mantendo a Gestão da Qualidade como parte da sua cultura de aprimoramento contínuo, o Hospital Português (HP) reúne mais uma realização para comemorar nesta data: a renovação do seu selo Diamante com a recertificação de Qualidade Internacional QMentum para o próximo triênio.
De acordo com a gestora do Núcleo de Qualidade da Instituição, Naiane Campos, o trabalho dedicado e comprometido das equipes do Hospital é o maior responsável pela efetivação de melhores práticas na rotina da Instituição. Nesta entrevista, a gestora destaca como o desempenho integrado das áreas tem oportunizado ao paciente uma experiência de acolhimento humano e cuidado individualizado de excelência na hospitalização. Confira, a seguir:
O Hospital Português é o pioneiro na Bahia na conquista do selo de Qualidade Internacional. Quais benefícios esta chancela traz para o paciente?
A certificação de qualidade QMentum no nível Diamante representa o reconhecimento da conformidade do HP com padrões de alta performance em qualidade e segurança nos cuidados de saúde. O paciente e sua família são colocados no centro do cuidado. A assistência multidisciplinar é integrada e pautada no alcance dos melhores resultados clínicos.
Manter esse título é tão exigente quanto conquistá-lo de forma pioneira?
Em parte, porque já construímos métodos de trabalho consolidados nesta caminhada de aprimoramento da qualidade, iniciada há aproximadamente duas décadas. Mas sem dúvidas, sustentar padrões de excelência nos cuidados de saúde requer uma dedicação diária, a qual vejo refletida no empenho e comprometimento de cada profissional da nossa equipe na consolidação das melhores práticas. É dessa forma que nos mantemos em aperfeiçoamento contínuo a serviço da segurança e do bem-estar do paciente.
Pode exemplificar melhorias realizadas no HP graças à atuação das equipes focada na Qualidade?
Ao longo da nossa trajetória de qualidade foram implementadas inúmeras melhorias nos processos, de diversas naturezas. Porém cabe aqui destacar aquelas que sedimentam o pioneirismo do hospital no compromisso com a melhoria continua dos processos e que nos colocaram como alvos de benchmarking. São exemplos:
Implantação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, em 2011, antes mesmo da instituição da resolução que determina essa medida, a RDC 36 (2013);
Implantação do Serviço de Farmácia Clínica;
Implantação da Gestão de Leitos com painel interativo de monitoramento em tempo real da ocupação e provisionamento de leitos operacionais;
Criação da Central de Transportes Intra-hospitalar com equipe dedicada e gerenciamento por aplicativo próprio;
Ampliação do parque de elevadores possibilitando fluxos exclusivos de transporte de pacientes;
Implantação da Política de Gestão à Vista, com avaliação de resultados.
No que se refere à busca da Qualidade, quais são os principais focos de atuação das equipes, hoje?
Reforçando a fala anterior, primar pela qualidade é uma tarefa diária e esse compromisso é configurado quando perseguimos o cumprimento das boas práticas em saúde e diretrizes organizacionais de segurança. Entendemos que o aprimoramento da qualidade é uma meta constante e que o capital humano, paciente e familiares são os pontos focais da nossa política de qualidade. Assim, direcionamos as nossas ações para a capacitação e o desenvolvimento contínuo de nossos profissionais com foco no fortalecimento da cultura de segurança, bem como para a adoção de estratégias de sensibilização e envolvimento do paciente e de sua família nos cuidados de saúde.
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