Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cardiologia Ganha Nova Unidade — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2004

Cardiologia Ganha Nova Unidade

15 February 2004

Cardiologia Ganha Nova UnidadeO Hospital Português, tradicional instituição no atendimento cardiovascular, assume com seus novos investimentos uma posição de destaque no cenário nacional, aliando os mais modernos equipamentos a profissionais consagrados em suas atividades. Essa trajetória apresenta marcos representativos para a medicina baiana, como a realização do primeiro transplante cardíaco no Estado.

Dando continuidade ao fortalecimento da Instituição, como um centro de excelência na especialidade, o Hospital Português acaba de inaugurar a Unidade de Pós-Operatório Cardiovascular (UPC), voltada para a recuperação dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas. A UPC é dotada de oito apartamentos isolados e de equipamentos de última geração para atender às mais exigentes demandas. Segundo o Dr. Vicente Araújo, Superintendente, com a criação dessa nova Unidade espera-se retomar o Transplante Cardíaco, prática interrompida devido à transferência da equipe cirúrgica para outro estado.

A inauguração destes novos leitos se traduz em mais qualidade no atendimento aos pacientes e, também, em maior número de vagas disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva, para outras patologias. Sob a coordenação clínica dos cardiologistas Maurício Nunes e Luís Carlos Passos, a UPC vem somar-se aos diversos serviços que compõem um dos mais completos centros de diagnóstico e tratamento das questões Cardiovasculares.

A Cardiologia no Hospital

A importância do Hospital Português na área, além da estrutura completa que oferece,  pode ainda ser visualizada pelo excelente quadro profissional que compõe os seus Serviços, reunindo especialistas renomados que aliam cargos executivos nas principais sociedades da especialidade, na Bahia e no Brasil.

A Instituição desenvolve, ainda, atividades de pesquisa em âmbito local, nacional e internacional e investe constantemente na atualização profissional da equipe, inclusive com programas de ensino abertos ao público externo.

Além do atendimento no Centro Médico e na Emergência, o Hospital dispõe de diversas unidades e serviços equipados para o diagnóstico e tratamento das doenças do coração, como é o caso da Unidade Coronariana, serviço modelo no Norte/Nordeste voltado para o atendimento especializado a pacientes com cardiopatias descompensadas, arritmias, crises hipertensivas, doenças da aorta e pericárdicas.

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, por exemplo, foi o primeiro na Bahia a implantar o atendimento de angioplastia primária. Já o Setor de Arritmia e Eletrofisiologia é  especializado na avaliação dos distúrbios do ritmo cardíaco, avaliação de síncope, indicação e avaliação de marcapasso e cardioversor-desfibrilador-implantável (CDI) e realiza avaliação de marcapassos artificiais.

A Ecocardiografia foi o primeiro serviço no Estado da Bahia a realizar o ecocardiograma de estresse e a Eletrocardiografia foi implantada em 1977 e tem grande importância no diagnóstico de doenças como a angina, o infarto e as arritmias cardíacas.