Organização e Limpeza com o “5S” — Hospital Português da Bahia
15 de fevereiro de 2004
Organização e Limpeza com o “5S”
15 February 2004
O Programa começou a ser aplicado em setembro de 2003 pela Gerência de Recursos Humanos. Devido ao sucesso no setor, o programa está sendo estendido a todo o Hospital. O tempo necessário para a sua realização é de quatro meses e inclui o planejamento, campanha motivacional, definição de responsabilidades, treinamento, implantação, auditoria e divulgação de resultados. Os setores auditados recebem um certificado que tem a validade de quatro meses.
Para a implantação nas demais áreas da Instituição, foi criado um comitê composto por Maria Auxiliadora Evangelista, Enfermeira do Treinamento e Desenvolvimento, Osmar Almeida, Técnico de Segurança no Trabalho e Suzana Lopes, Assistente Social.
Esse comitê tem como finalidade dar apoio metodológico para implantação do programa, desenvolver as etapas de implantação e material didático, realizar treinamentos e auditorias e acompanhar cada etapa junto aos setores.
Benefícios
Os primeiros resultados do trabalho realizado nos departamentos da Gerência de Recursos Humanos já podem ser notados: bem-estar dos colaboradores, diminuição de acidentes, aumento de produtividade, redução de custos com material de expediente, equipamentos, energia elétrica, água e materiais de limpeza. A exemplo da Gerência de Suprimentos, que aderiu ao Programa em dezembro do ano passado, os setores que desejarem implantar o 5S devem procurar os integrantes do comitê.
Composto por cinco conceitos simples, o termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com S:
Seiri – Senso de Seleção Seiton – Senso de Organização Seisou – Senso de Limpeza Seiketsu – Senso de Conservação e Asseio Shitsuke – Senso de Auto-disciplina
O termo “Senso de” significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender” e “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular“.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.