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Organização e Limpeza com o “5S” — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2004

Organização e Limpeza com o “5S”

15 February 2004

Organização e Limpeza com o O Programa começou a ser aplicado em setembro de 2003 pela Gerência de Recursos Humanos. Devido ao sucesso no setor, o programa está sendo estendido a todo o Hospital. O tempo necessário para a sua realização é de quatro meses e inclui o planejamento, campanha motivacional, definição de responsabilidades, treinamento, implantação, auditoria e divulgação de resultados. Os setores auditados recebem um certificado que tem a validade de quatro meses. 

Para a implantação nas demais áreas da Instituição, foi criado um comitê composto por Maria Auxiliadora Evangelista, Enfermeira do Treinamento e Desenvolvimento, Osmar Almeida, Técnico de Segurança no Trabalho e Suzana Lopes, Assistente Social.

Esse comitê tem como finalidade dar apoio metodológico para implantação do programa, desenvolver as etapas de implantação e material didático, realizar treinamentos e auditorias e acompanhar cada etapa junto aos setores.

Benefícios

Os primeiros resultados do trabalho realizado nos departamentos da Gerência de Recursos Humanos já podem ser notados: bem-estar dos colaboradores, diminuição de acidentes, aumento de produtividade, redução de custos com material de expediente, equipamentos, energia elétrica, água e materiais de limpeza.  A exemplo da Gerência de Suprimentos, que aderiu ao Programa em dezembro do ano passado, os setores que desejarem implantar o 5S devem procurar os integrantes do comitê.

Composto por cinco conceitos simples, o termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com S:

Seiri Senso de Seleção
SeitonSenso de Organização
SeisouSenso de Limpeza
SeiketsuSenso de Conservação e Asseio
ShitsukeSenso de Auto-disciplina

O termo “Senso de” significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender” e “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular“.