Revelando Talentos: Oficiais de Costura
26 March 2004
As 12 mulheres trabalham no corte, confecção, consertos e serigrafia do fardamento dos colaboradores e do enxoval utilizado no Hospital. Subordinadas ao Departamento de Higienização, as Oficiais de Costura dizem que é uma satisfação muito grande transformar um tecido inteiro em peças especiais e que é grande a satisfação ao receber um elogio de um colega pelo trabalho que prima pela qualidade e dedicação.
Todos os dias elas se reúnem às 7h e se despedem às 17h quando retornam aos seus lares. Além do trabalho diário, elas compartilham os conhecimentos acerca das técnicas de costura, bordado e outras coisas dessa arte e também se ajudam nos momentos difíceis. Ensinar e aprender é uma constante entre o grupo.
No evento, elas apresentaram trabalhos como bolsas, conjuntos de cama e mesa, tapetes, jogos americanos, bonecas , chapéus, entre muitas outras peças feitas com o reaproveitamento das sobras de tecido usados no dia-a-dia. De acordo com as Oficiais de Costura, elas participaram do Festival para mostrar que estão presentes no Hospital Português – único em Salvador a confeccionar todo o enxoval hospitalar e fardamento dos colaboradores – e demonstrar aos colegas e às pessoas que passam pelo Hospital que, com criatividade, pequenos retalhos podem dar origem a bonitas e variadas peças.
“Quando estamos costurando, pensamos que aquela pessoa que vai usar a farda ou a roupa de cama poderia ser uma de nós e então fazemos com muita atenção, muito amor e cuidado.” (Valquíria Guedes)