Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Revelando Talentos: Oficiais de Costura — Hospital Português da Bahia

26 de março de 2004

Revelando Talentos: Oficiais de Costura

26 March 2004

As 12 mulheres trabalham no corte, confecção, consertos e serigrafia do fardamento dos colaboradores e do enxoval utilizado no Hospital. Subordinadas ao Departamento de Higienização, as  Oficiais de Costura dizem que é uma satisfação muito grande transformar um tecido inteiro em peças especiais e que é grande a satisfação ao receber um elogio de um colega pelo trabalho que prima pela qualidade e dedicação.

Todos os dias elas se reúnem às 7h e se despedem às 17h quando retornam aos seus lares. Além do trabalho diário, elas compartilham os conhecimentos acerca das técnicas de costura, bordado e outras coisas dessa arte e também se ajudam nos momentos difíceis. Ensinar e aprender é uma constante entre o grupo.

No evento, elas apresentaram trabalhos como bolsas, conjuntos de cama e mesa, tapetes, jogos americanos, bonecas , chapéus, entre muitas outras peças feitas com o reaproveitamento das sobras de tecido usados no dia-a-dia.  De acordo com as Oficiais de Costura, elas participaram do Festival para mostrar que estão presentes no Hospital Português – único em Salvador a confeccionar todo o enxoval hospitalar e fardamento dos colaboradores –  e demonstrar aos colegas e às pessoas que passam pelo Hospital que, com criatividade, pequenos retalhos podem dar origem a bonitas e variadas peças.

“Quando estamos costurando, pensamos que aquela pessoa que vai usar a farda ou a roupa de cama poderia ser uma de nós e então fazemos com muita atenção, muito amor e cuidado.” (Valquíria Guedes)