27 de março de 2004
Tratamento Avançado do Cálculo Renal
27 March 2004
Com a utilização de ondas de choque ultra-sônicas direcionadas com precisão através do ultra-som ou Raio X, os cálculos são fragmentados em pequenas partes e, posteriormente, eliminados pela urina.
A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) foi desenvolvida na Alemanha em 1980 por Chaussy & Cols. O método baseia-se na geração, concentração e focalização à distância das ondas de choque disparadas no cálculo a ser fragmentado.
O Centro de Urologia do Hospital Português conta com total estrutura e equipamentos de última geração para o diagnóstico, tratamento e prevenção, das doenças do aparelho urinário. Para o tratamento do cálculo renal, o Serviço conta com um dos mais modernos de Litotripsia da atualidade, o Lithostar da Siemens, equipamento que tem como princípio a produção de ondas ultra-sônicas para a fragmentação dos cálculos urinários.
Além de reduzir os efeitos colaterais, o equipamento é altamente eficaz na redução do tempo de tratamento, mesmo para os cálculos de maior resistência. Também permite uma rápida recuperação do paciente que pode retornar logo às suas atividades.