Nova identidade visual — Hospital Português da Bahia
25 de abril de 2004
Nova identidade visual
25 April 2004
Aproveitando a oportunidade da elaboração deste instrumento, a Diretoria optou ainda por modernizar a sua marca, realizando pequenos ajustes que se somem aos aspectos que já têm sido tão bem sedimentados nos últimos anos.
No âmbito hospitalar, o aspecto visual, somado à arquitetura, vem contribuir decisivamente para o bem estar dos seus clientes e acompanhantes, oferecendo valores positivos e que se somem aos esforços pragmáticos dos profissionais da saúde.
O trabalho, desenvolvido pelo escritório especializado Idea Design, foi longo e contou ainda com a contribuição de diversos setores e pessoas envolvidas no dia a dia da Instituição, o que resultou em um documento que sintetiza todas as normas e aplicações a serem utilizadas. Mas o seu conteúdo não se encerra por ai, ressalta Washington Falcão, designer responsável pelo projeto, “o Manual é encadernado de forma a permitir que possamos continuamente melhorá-lo e acrescentar informações que venham a se tornar relevantes no passar dos anos”.
Além da versão impressa e em CD-Room, o Manual será disponibilizado na Intranet e no website do Hospital, tornando-se acessível a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros da Instituição. À Assessoria de Marketing e Comunicação, após coordenar sua elaboração, caberá o papel de zelar pela sua fiel execução, substituindo paulatinamente as aplicações atuais, sem gerar despesas desnecessárias.
Importância
Estudiosos em comunicação concordam que a sociedade moderna tem sido exposta a uma quantidade de informações que jamais se teve notícia. Dentre as formas de comunicação possíveis verifica-se a grande valorização dos aspectos visuais, transmitindo, além de suas informações explícitas, valores e sensações inerentes.
Neste universo conceitual, as instituições de diversas naturezas percebem a necessidade de utilizar bem essas ferramentas, transmitindo uma imagem adequada às suas peculiaridades e às reais necessidades e expectativas dos diversos públicos com quem têm contato, resultando inclusive em uma diferenciação frente a concorrência.
Para uma marca se estabelecer e ser facilmente reconhecida e distinguida das demais, ela precisa ter consistência e uniformidade em todos os seus momentos de aplicação. No Manual desenvolvido, estão relacionados os critérios de utilização da imagem corporativa da Instituição, sistematizando o uso, aplicações e composição dos elementos básicos: símbolo, cor, tipologia da fonte e proporções.
Os benefícios, garantem os especialistas, serão percebidos paulatinamente e contribuirão muito com todas as iniciativas de comunicação do Hospital, sedimentando uma imagem compatível com o papel que cumpre na sociedade.
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