Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Painel Retrata História do HP — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2004

Painel Retrata História do HP

25 April 2004

Painel Retrata História do HPA cerimônia de inauguração foi realizada no dia 30 de março com a presença da Diretoria e convidados e fez parte das comemorações pelo Sesquicentenário da Instituição. A data do evento foi escolhida em homenagem à primeira Diretoria da Sociedade de Beneficência Dezesseis de Setembro, eleita em 30 de março de 1857 pelos  47 signatários, os primeiros sócios (vide quadro).

O então Presidente Marcos José dos Santos foi o responsável, em 16 de setembro de 1856, durante um jantar em comemoração ao aniversário do Rei de Portugal, D. Pedro V,  pela proposta da criação da sociedade de beneficência. E  foi em sua residência, na Rua Direita do Palácio, hoje Rua Chile, que, em 1º de janeiro de 1857, foi criada a Sociedade de Beneficência Dezesseis de Setembro.

Painel

Desde o início da história até a inauguração do Centro de Recursos Humanos, mais recente prédio da Instituição, todos os principais momentos da trajetória de mais de 147 anos estão retratados através de datas e fotos.  O painel traz também o selo comemorativo criado para anunciar os 150 anos da Instituição.

A evolução da arquitetura e até mesmo os hábitos culturais dos soteropolitanos podem ser vistos nas dez fotos que compõem o painel.  A fase atual em que se encontra a Instituição está destacada pelo colorido e apresenta ângulos privilegiados dos prédios do Hospital, Centro Médico e Centro de Recursos Humanos Valdemar Belém.

1ª  diretoria da Sociedade de Beneficência Dezesseis de Setembro:

Presidente – Marcos José dos Santos 
Vice-Presidente – João Gomes 
1o Secretário – Manoel Gomes dos Fernandes 
2o Secretário – Joaquim Teixeira Ribeiro 
Tesoureiro – Joaquim Duarte da Cunha Pinto

Estamos realizando uma pesquisa histórica sobre a Instituição e, por isso, solicitamos aos familiares destes grandes homens que entrem em contato conosco através do telefone (71) 203-5125 para que possamos acrescentar ainda mais informações ao nosso acervo.