Notícias Fique por dentro das novidades

Centenário de Dr. Mathias Mariani Bittencourt — Hospital Português da Bahia

18 de Maio de 2004

Centenário de Dr. Mathias Mariani Bittencourt

18 May 2004

Centenário de Dr. Mathias Mariani BittencourtO evento integrou o calendário comemorativo do da Instituição que, em 1º de janeiro de 2007, completará 150 anos.

Na ocasião, foi inaugurada em seu antigo gabinete onde atualmente funciona o setor de Admissão de Clientes, uma placa com os seguintes dizeres: “Homenagem da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro ao Dr. Mathias Mariani Bittencourt, no centenário de seu nascimento, nesta data, pelo comprometimento, dedicação e serviços prestados ao Hospital Português”. Antes da cerimônia , foi realizada uma missa na capela de Nossa Senhora da Assunção. 

Nascido em 21 de abril de 1904, Dr. Mathias Mariani Bittencourt, oitavo filho do Desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt e de Anna Mariani Bittencourt, formou-se em Medicina na turma de 1927, conhecida pelos competentes médicos que fizeram nome na Bahia. Seu primeiro trabalho depois de formado foi o Hospital Português, onde acompanhava, gratuitamente, o seu grande mestre, o Dr. Fernando Luz. Em 1931, casou-se com Aydil Gordilho Luz, filha do Dr. Fernando Luz, com quem teve duas filhas, Anna Maria e Lígia.

Devido aos seus relevantes serviços prestados, em 1941 ele foi nomeado médico do Hospital Português e, no ano seguinte, diante da perda súbita do diretor médico, o Dr. Fernando Luz, a diretoria da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro o nomeou para cargo que ocupou até 1977, quando decidiu se afastar acreditando ser aquele o momento para dar oportunidade aos mais jovens. Homem de bom gosto, era um dos maiores colecionadores de arte e móveis dos séculos XVII e XIX do país.

Reconhecimento

Alguns relatos que constam nos livros de relatórios anuais do Hospital evidenciam o comprometimento, o caráter, o profissionalismo e o atendimento solícito que lhe eram peculiares. Em 1944, numa palestra proferia no Rotary Club,  José da Costa Magalhães declarou: “São colaboradores inestimáveis da Diretoria, nessa tarefa diuturna, as incansáveis Irmãs Hospitaleiras, os médicos assistentes e o dedicado e competente médico Dr. Mathias Bittencourt, mui digno diretor do Hospital”.

Em 1945/1946 a Diretoria deixou registrado o seu agradecimento: “Ao nosso bom amigo Dr. Mathias Mariani Bittencourt está afecto a Direção do Hospital, deixamos aqui consignado os nossos agradecimentos pela sua atuação devotada e eficiente, mantendo nosso Hospital num grande e assinalável desenvolvimento”.

Em sua carreira, muitos foram os reconhecimentos. Recebeu uma Medalha do Rei da Inglaterra, George VI,  pelos relevantes serviços prestados durante a Segunda Grande Guerra, atendendo aos pacientes que aqui chegavam de navio. Em reconhecimento aos inúmeros serviços prestados no exercício da atividade médica desde 1927, recebeu o Diploma de Mérito Ético Profissional. Em 1965, foi condecorado pelo Governo Português Grão Mestre das Ordens Portuguesas de Lisboa e Paços do Governo da República.

Em sua carreira, atuou também como Diretor Médico do Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas, Diretor da Divisão Hospitalar do Estado da Bahia no Governo Otávio Mangabeira, Diretor Médico da Caixa Econômica Federal da Bahia, Presidente da Crus Vermelha  Brasileira Capítulo Bahia, foi membro da primeira Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Seção Bahia, Integrante do Colégio Internacional de Cirurgiões – Seção Brasileira, entre outros cargos em instituições públicas e privadas.

Dr. Mathias Mariani Bittencourt faleceu em 14 de maio de 1983, aos 79 anos, deixando de luto a sociedade baiana e a comunidade portuguesa que tanto reconheciam o seu trabalho e a sua extrema dedicação ao próximo. 
 

Dr. Mathias Mariani Bittencourt
Esposa:
 Aydil Luz Mariani Bittencourt
Filiação: Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt
               Anna Mariani Bittencourt
Profissão: Médico formado na turma de 1927
Data do nascimento: 21 de abril de 1904
Data do Falecimento: 14 de maio de 1983