Notícias Fique por dentro das novidades

Notas de Maio/ 2004 — Hospital Português da Bahia

18 de Maio de 2004

Notas de Maio/ 2004

18 May 2004

HOMENAGEM

A Câmara Municipal de Salvador, através do vereador Pedro Godinho, concedeu ao Dr. Maurício Nunes, no dia 15 de abril, o Título de Cidadão Soteropolitano. Natural do município de Vitória da Conquista – BA, Dr. Maurício Nunes é cardiologista e atua em Salvador há 30 anos. A homenagem foi realizada no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Salvador em reconhecimento à atuação ética e do médico durante toda a sua carreira. 

DIA DAS MÃES

O Dia das Mães será comemorado com um almoço especial na Quinta Portuguesa (Km 4,5 da Rodovia Aeroporto – CIA) no sábado, dia 08/05. O cardápio do dia incluirá pratos da Cozinha Internacional e pratos típicos da culinária portuguesa, a exemplo do  Bacalhau à Brás e da Dobradinha à moda do Porto, acompanhados por saladas diversas, arroz de forno e batatas assadas. Os ingressos estão à venda e incluem o almoço, sobremesa, água e refrigerante. As reservas podem ser feitas através dos telefones (71) 365-1003 ou 365-1188.

REELEIÇÃO

A Diretoria informa a reeleição do Sr. Antônio Brito como  presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado da Bahia.

CURSO

A Gerência de Recursos Humanos informa que será realizado no dia 6 de maio, das 14 às 18h, no Centro de Recursos Humanos Valdemar Belém, o curso Classificação Brasileira Hierarquizada de Processos Médicos, ministrado pela Chefe de Recuperação de Glosas, Cilêda Azevedo, para as áreas de Auditoria de Contas Médicas e Departamento Financeiro. O objetivo é multiplicar as informações obtidas no treinamento promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia.

SESSÕES MENSAIS

O Coordenador do Conselho Técnico do Corpo Médico, Dr. Rodolfo Teixeira, comunica que as sessões do Conselho Técnico do Corpo Médico passarão a ser realizadas, a partir de maio, uma vez por mês. As próximas reuniões estão agendadas para as seguintes datas: 10/5, 07/06, 05/07, 02/08, 13/09, 11/10, 08/11, 06/12.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

A Assessoria de Marketing e Comunicação está realizando o cadastro de profissionais da área de saúde do Hospital Português que desejem participar das atividades de Promoção da Saúde junto a colaboradores de diversas empresas da Região Metropolitana de Salvador iniciada em 2003. Esta iniciativa tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção de doenças e divulgar os hábitos saudáveis de vida através de palestras gratuitas e distribuição de materiais informativos. Os profissionais que tiverem interesse devem entrar em contato através do telefone (71)203-5723 ou 203-5721 e indicar  sobre qual tema gostariam de discursar e quais dias da semana e turnos seriam mais apropriados para realizar tais palestras.

MISSA

A Diretoria do Hospital Português realizou no dia 12 de abril, às 17h, Missa de 30º Dia em sufrágio das vítimas do atentado de 11 de março na Espanha. A cerimônia foi celebrada pelo capelão do Hospital Espanhol, Pe. Paulo, e co-celebrada pelo capelão do Hospital Português, Pe. Uelson, na  Capela de Nossa Senhora da Assunção, e reuniu  membros das comunidades portuguesa e espanhola. Em seu sermão, o Pe. Paulo lembrou que a tragédia não era só um problema da Espanha, mas de toda a humanidade já que todos os seres humanos, independente de credo e raça, são irmãos perante Cristo.

PESQUISAS CLÍNICAS

A Superintendência está solicitando a todos os pesquisadores da Instituição a relação de protocolos de pesquisa em andamento contendo: Nome do protocolo, descrição sumária, tipo e natureza do estudo, data de início do estudo, data ou estimativa de conclusão do estudo, número de pacientes inscritos e efetivados, número total de pacientes programados, datas de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa e Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, nome do pesquisador responsável, principais pesquisadores auxiliares, valor por paciente e observações complementares. A data limite para o recebimento protocolado é o dia 04/05/2004.