Segurança e Qualidade com Prontuário Eletrônico
18 May 2004
O MedTrak permitirá que o Hospital Português da Bahia obtenha, ao longo dos anos, uma base de conhecimento clínico, gerada pela utilização do Prontuário Eletrônico, de grande valor para seus médicos e pacientes.
“Com a utilização do Prontuário Eletrônico na Web, o Corpo Clínico do Hospital terá acesso a todas as informações pregressas do paciente. Elas ficarão armazenadas e disponíveis digitalmente”, explica Jamil Mattar, diretor-geral da TrakHealth. “Caso um médico em Salvador precise de uma segunda opinião, é possível compartilhar as informações como por exemplo, resultados de exames com um especialista em qualquer localidade do mundo, de maneira rápida, fácil e segura”, conclui.
Iniciativa da Enfermagem
Atentos às novas necessidades geradas pelo sistema MedTrak que está sendo implantado no Hospital Português, os colaboradores da Instituição já estão realizando iniciativas no sentido de viabilizar uma rápida adaptação ao sistema. Visando o gerenciamento do trabalho da enfermagem, um dos pontos abarcados no projeto do MedTrak, foi criado o Grupo de Interesse em Informática.
Composto por enfermeiras, o grupo considera a tecnologia da informação como um instrumento de desenvolvimento profissional no melhoramento dos controles e nas mudanças da estrutura organizacional que ajudarão a operacionalização e a evolução da performance do Serviço de Enfermagem.
Além de estudar as necessidades do sistema em sua área, as integrantes do grupo também têm como objetivo multiplicar os conhecimentos adquiridos, compartilhando-os com todos aqueles que trabalhem em seus departamentos para que os resultados sejam os melhores possíveis com a implantação do MedTrak.
Num primeiro momento, terão o apoio da Gerência de Recursos Humanos e da gerência de Informática. A idéia é que, quando o trabalho estiver consolidado e o plano de estudo for concluído, o grupo conte com representantes do todos os setores do Hospital.
Todo esse processo faz parte do gerenciamento das mudanças. O trabalho será desenvolvido com uma comunicação eficiente, paciência e coerência, para que todos possam compreender que a informatização é um recurso poderoso e que a Instituição está dando um passo importante na busca incessante pela qualidade.
Sobre a TrakHealth
Líder mundial em soluções de gestão para hospitais, laboratórios clínicos e de anatomia patológica, a TrakHealth está presente em mais de 45 países dos cinco continentes com as soluções MedTrak e LabTrak, que estão instaladas em mais de 300 instituições de Saúde. No Brasil, a TrakHealth tem como clientes algumas das mais respeitadas instituições do setor, como o Hospital Albert Einstein (São Paulo), a Unidade Resgate da Amil, o Laboratório Humberto Abrão (Minas Gerais) e o Hospital Clementino Fraga Filho (Hospital Universitário da Ilha do Fundão – Rio de Janeiro), entre outras. Suas soluções atendem desde organizações de pequeno porte até grandes complexos hospitalares, com foco nos processos clínico-assistenciais e administrativos relacionados ao paciente.