Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Histórias de Dedicação — Hospital Português da Bahia

9 de junho de 2004

Histórias de Dedicação

09 June 2004

Histórias de DedicaçãoNesta oportunidade, além da necessidade de prestar satisfações à comunidade, apresentando os resultados obtidos no período e as perspectivas para os próximos meses, recai a justa incumbência de prestar homenagens aos 12 Diretores, assim como aos atuais 48 Conselheiros, que dedicam valiosas horas de suas vidas para cuidar do patrimônio desta Instituição, sem receber qualquer remuneração pelo seu árduo trabalho.

Desde 1857, ilustres figuras têm se destacado na atuação em prol da sobrevivência e crescimento da Instituição, sendo reconhecidos como grandes responsáveis pelo papel assumido no setor de saúde do Estado. O rol de diretores apresenta indivíduos que, além de exercer com maestria suas funções administrativas na Instituição, souberam conciliar suas atividades profissionais e comerciais sem prejuízo de nenhuma das partes.

A continuidade dada aos projetos de gestões anteriores, a exemplo do prédio do Centro de Recursos Humanos, cuja construção foi iniciada durante a presidência de Higino Saraiva e inaugurada em conjunto nesta gestão, tem sido uma marca das diversas diretorias que têm assumido a responsabilidade de zelar pelo patrimônio da Instituição.

Dessa forma, os investimentos realizados têm sido otimizados e resultam na situação atual em que se posiciona o Hospital Português. Para o Centro de Recursos Humanos, por exemplo, têm sido desenvolvidos novos projetos e implementadas as ações que coloquem em prática o uso planejado das instalações, otimizando os recursos investidos naquela obra.

Resultados alcançados

No último ano, o desenvolvimento da Instituição pôde ser visto não só no que diz respeito às ampliações, criação de novos serviços, mas também na estrutura organizacional e operacional que começa a implantar uma importante ferramenta gerencial no Hospital Português, o sistema MedTrak, que integra todos os processos relacionados à atividade-fim do Hospital. Outro ponto a ser destacado é a otimização da ocupação do Centro Médico, com a instalação de novos e renomados profissionais de diversas especialidades, aumentando ainda mais a gama de opções para o cliente.

Na Medicina de Alta Complexidade, destaca-se o desenvolvimento da área de Cirurgia Cardíaca com a inauguração da Unidade de Pós-Operatório Cardiovascular e instalação de nova equipe cirúrgica que veio somar-se aos profissionais especializados do Hospital.  Também a atenção aos pacientes portadores de obesidade mórbida foi ampliada com a construção de dois novos leitos especiais e totalmente adequados.

As instalações físicas receberam melhorias com a decisão de ampliar a aquisição da nova central de ar condicionado, cobrindo todo o prédio do Hospital, o que resultará em menos ruídos e maior economia de energia e manutenção. As fachadas também tiveram continuado seu processo de renovação, com a instalação de pastilhas em áreas restantes.

Com relação à ação comunitária, o projeto das Unidades Móveis de Saúde – veículos adaptados com dois consultórios que prestam atendimento gratuito nas áreas de ginecologia e pediatria à população de baixa renda – foi incrementado com a entrega de novo veículo para o atendimento ao Município de Lauro de Freitas.

Ainda nessa área,  está sendo implementado o projeto “Vida Saudável” que tem por objetivo alertar sobre a importância da prevenção de doenças e divulgar hábitos saudáveis para a população. Uma das vertentes deste projeto é atuar junto a diversas empresas da Região Metropolitana de Salvador que se preocupam com a saúde de seus colaboradores, oferecendo palestras gratuitas proferidas por profissionais capacitados do corpo clínico do Hospital Português e distribuindo materiais informativos. O resultado dessas ações se traduz, também, na renovação dos Certificados de Utilidade Pública, em nível Federal (já renovado) e Estadual (processo em curso), neste ano.

Ao lado de todas essas conquistas está a valorização do corpo funcional através de investimentos constantes em treinamentos e em iniciativas como eventos científicos e o Festival de Cultura e Arte, que resultou numa grande reunião dos talentos do Hospital e agradáveis apresentações para os pacientes e acompanhantes.

Na Quinta Portuguesa, não foram poucas as ações realizadas neste ano. Além das reformas gerais que foram feitas visando a manutenção das instalações e áreas comuns, a Quinta ganhou um campo de futebol que serve aos hóspedes e colaboradores, uma pista de dança definitiva na área da piscina, elevador para deficientes físicos, além de ter reestruturado todo o seu paisagismo e ampliada a área de estacionamento.

Destaco a importância do corpo diretivo do Hospital cuja dedicação altruística e comprometida tem se traduzido na perpetuação e crescimento da Instituição, resultando em contribuições efetivas para a saúde da população baiana.” (Armindo Carvalho)