Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Irmãs Franciscanas Hospitaleiras — Hospital Português da Bahia

4 de junho de 2004

Irmãs Franciscanas Hospitaleiras

04 June 2004

Irmãs Franciscanas HospitaleirasUma exposição foi montada no Mezanino do Centro Médico com a história da Congregação, campos de atuação e, principalmente, o trabalho das Irmãs com os pacientes do Hospital. A Homenagem fez parte do calendário comemorativo da Instituição que completará 150 anos em janeiro de 2007.

A história da Congregação foi iniciada no Hospital Português em 1931 quando a Diretoria convidou as Irmãs para assumirem a administração do Hospital. A primeira comunidade instalada no HP era composta pela Irmã Esperança da Glória (Superiora), Irmã Olandina do C. de Jesus (Enfermeira), Irmã Leopoldina Nogueira (Ajudante) e Marieta Gonzaga (Postulante). Poucos meses depois, com necessidade da presença da Irmã Esperança em uma nova casa, o Asilo Santa Isabel, a Direção do Hospital passou a administração para a Irmã Ilidia da Anunciação.

Devido ao reduzido número de funcionários e ao aumento no número de leitos, a Irmã Ilidia trabalhava sem medir sacrifícios na enfermagem, cozinha, lavanderia, costura, entre outras áreas. Grande impulsora da Instituição, sempre foi vista com destaque pelo seu espírito prático Com o passar do tempo, pela evolução e complexidade da assistência médica e, também, por exigência da legislação, a Enfermagem foi se profissionalizando cada vez mais e, no lugar das religiosas, o atendimento passou a ser prestado por profissionais formados em cursos superiores.

Até hoje, as Irmãs continuam fazendo parte do cotidiano do Hospital Português através da Pastoral da Saúde  (acolhimento, consolo e incentivo aos doentes) e da Assistência Espiritual. Atualmente, cinco Irmãs residem  no Hospital e fazem parte do seu corpo funcional. São elas a Irmã Giselda Novaes (Superiora), Irmã Delza Trindade (Enfermeira), Irmã Cristina Maria (Técnica de Enfermagem), Irmã Alice Bessa e  Irmã Maria José.

A Congregação

A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição foi fundada em Lisboa – Portugal em 3 de maio de 1871 pela Madre Maria Clara do Menino Jesus e pelo Padre Raimundo dos Anjos Beirão com a finalidade de dar glória a Deus, na prática da Hospitalidade, como expressão das Bem-aventuranças, no exercício das Obras de Misericórdia. Originalmente, o nome da congregação era Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas.

A Irmã Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição é pessoa escolhida e consagrada por Deus para seguir a Jesus Cristo, em fraternidade, e aos irmãos, especialmente aos mais necessitados, segundo o espírito das Bem-aventuranças, num processo de conversão contínua.

Como Irmã menor e a exemplo de Maria, serva e pobre, hospedeira do Verbo, compromete-se a testemunhar a Hospitalidade, na alegria e na simplicidade, carisma específico da sua vocação, em comunhão com a Igreja numa dimensão profético-missionária, inserida no mundo e situada no tempo. (CONFHIC)