Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Atenção à Obesidade — Hospital Português da Bahia

27 de julho de 2004

Atenção à Obesidade

27 July 2004

Atenção à ObesidadeAtento à situação, o Hospital Português preparou uma estrutura completa para o atendimento a esses pacientes, seja do ponto de vista clínico ou cirúrgico. Além disso, vem apoiando todas as iniciativas que tenham como objetivo alertar à população sobre o problema.

Um exemplo disso foi a realização da Caminhada da Saúde, iniciativa do Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade, que reuniu pacientes e familiares no dia 18 de abril num evento do Porto até o Farol da Barra. Durante todo o trajeto os participantes foram acompanhados por uma das Unidades Móveis de Saúde e profissionais de enfermagem, realizando atividades físicas orientadas. 

Estrutura

Para atender aos casos em que a intervenção cirúrgica é a melhor saída, o Hospital Português acaba de inaugurar mais dois leitos para pacientes obesos, registrando agora um total de três apartamentos exclusivos.

Além de contar com cama especial, maior espaço físico e banheiro adaptado, os pacientes também dispõem de estrutura especial no Centro Cirúrgico.

O resultado dessa estruturação tem sido demonstrado pela procura da Instituição para o tratamento dos indivíduos submetidos a cirurgias desta natureza. Desde 2001 o Hospital vem realizando cirurgias e registra alto índice de sucesso.

No Centro Médico Hospital Português está instalado o Núcleo de Tratamento de Cirurgia da Obesidade, equipe multidisciplinar constituída por médicos (cirurgiões, endocrinologista, cardiologista, nefrologista e cirurgiã plástica), nutricionista e psicóloga,  especialistas necessários ao atendimento globalizado do paciente obeso. O Núcleo ainda realiza encontros mensais onde são explicadas, com detalhes, as técnicas de cirurgia e discutidas as questões levantadas pelo público presente.