Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Importância do Uso do Álcool Gel — Hospital Português da Bahia

27 de julho de 2004

Importância do Uso do Álcool Gel

27 July 2004

Importância do Uso do Álcool GelUtilizando uma linguagem criativa de educação continuada, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho e o de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos trabalharam junto aos colaboradores do Hospital Português o tema “Risco Biológico”, alvo da campanha da Segurança do Trabalho no mês de maio. Tendo em vista que no dia 15 de  maio foi comemorado o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar, foi apresentada nos dias 07 e 08 de junho a peça “Álcool Gel em Ação” que destacou vários aspectos importantes na prevenção das infecções hospitalares como base de treinamento, de forma linear e utilizando o gênero comédia para atrair a atenção dos colaboradores.

De autoria do médico infectolologista Carlos Vladimir Neco, da CCIH, a peça se passou no cenário de uma Unidade de Terapia Intensiva e trouxe como personagens principais as bactérias e fungos e a equipe de saúde atuante no serviço. O objetivo foi demonstrar, macro e “microscopicamente”, o efeito bactericida e fungicida do álcool gel e conscientizar todos os profissionais de saúde das Unidades e Serviços do Hospital Português que lidam direta ou indiretamente com o paciente para a importância da sua utilização na prevenção da infecção hospitalar.

Durante a apresentação, os personagens interagiram com o público e fizeram demonstrações práticas da maneira correta de utilização do produto nas mãos, bem como as medidas corretas de precauções padrão. De maneira caricatural mas sem perder de vista a seriedade do assunto, os atores mostraram como os fungos e bactérias agem no ambiente hospitalar quando não encontram barreiras como lavagem das mãos e uso do álcool gel e condições inadequadas de cuidados com o paciente.

A abordagem teatral trouxe uma interação positiva entre o riso e o aprendizado, facilitando para todos a captação dos objetivos relacionados à higienização das mãos com o álcool gel, além da importância dos cuidados com os procedimentos médicos invasivos hospitalares e com a atenção ao paciente. “O trabalho da CCIH de orientação e campanhas é uma educação continuada. Atos como esse são uma maneira de, falando com uma linguagem divertida, passar as mensagens que devem ser assimiladas, mostrando as coisas de forma caricatural e atingindo os objetivos”, explicou Dra. Ledívia Espinheira, médica da CCIH.

“A peça foi uma iniciativa oportuna e bem estruturada sobre o importante tema das infecções hospitalares. Apresentada, amplamente e de fácil entendimento, aos profissionais de saúde do HP, acentuou os aspectos mais importantes e necessários a serem observados no dia-a-dia da assistência aos pacientes, principalmente da UTI e das demais unidades fechadas”, completou Prof. Rodolfo Teixeira, membro consultor da CCIH.

Álcool Gel

Álcool Gel é um anti-séptico potente, com ação fungicida, bactericida e viruscida  que elimina a flora transitória, responsável pela maior parte das transmissões de infecção hospitalar. É feito à base de álcool a 70% em base gelatinosa. A CCIH recomenda que profissionais de saúde, acompanhantes dos pacientes e visitantes lavem as mãos antes de entrar no apartamento ou unidades fechadas e, para complementar essa higienização, todos devem friccionar o álcool gel por 30 segundos.  As grandes vantagens deste método são a maior eficácia microbicida, o menor consumo de tempo para higienização e facilidade de acesso ao produto.

FICHA TÉCNICA: Álcool Gel em Ação

· Realização: Gerência Técnica / Gerência de Recursos Humanos
· Roteiro e direção: Carlos Vladimir Neco
· Produção Artística: CCIH / Recursos Humanos
· Produção / cenário: CCIH, Mª Auxiliadora Evangelista, Osmar Almeida e Patrícia Paim
· Música: André Vasconcelos,  Osmar Almeida, Carlos Vladimir Neco
· Figurino: Enfª Stella Deane / Costura do Hospital Português
· Narração: Abdon Góes e Júlio César Ramos
· Operação de Som: Fábio Sacramento
· Elenco: Ana Cristina Canavarro (Enfª CCIH),André Vasconcelos (Psicólogo RH),Ângelo Rocha (Recepção),Carla Canavarro (EnfªAuditoria), Carlos Vladimir Neco (Médico CCIH), Célia Aquino (Assitente Social RH), Edson Soares (Aux. UTI Cardíaca), Erivan Batista (Aux. 2ºA), Fabiana Coutinho (Aux. 2ºA), Irandi Silva(Aux. 4ºandar), Joselito Ferreira (Arquivo Médico), Maria Betânia Vivas (Aux. 2ºA), Maura Sampaio(Enfª Medicina do Trabalho), Milena Torres(Enfª CCIH).