Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Notas de Julho — Hospital Português da Bahia

7 de julho de 2004

Notas de Julho

07 July 2004

FALECIMENTO

A Superintendência informa que faleceram, no dia 1º de maio e 14 de junho, respectivamente, os médicos Antônio de Souza Brandão, Clínico Geral, e Armando Sampaio Tavares Filho, Patologista Clínico. Presidente da Clínica São Marcos, Dr. Antônio Brandão integrava a Liga Baiana Contra o Câncer, era também formado em Direito e se destacou como empresário. O Dr. Armando Tavares Filho era  filho do Prof. Armando Sampaio Tavares, catedrático de Clínica Médica, e pai do Dr. Armando Tavares Neto, médico do Núcleo de Patologia Clínica (NPC). Trabalhou no Departamento de Polícia Técnica e no Hospital das Clínicas e era proprietário do Laboratório Armando Tavares.

REUNIÃO NA ANHAP

O Superintendente do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo, representou a Instituição na primeira reunião do Sub-Comitê de Relações com Fontes Pagadoras da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), realizada em São Paulo no dia 16 de junho. O HP está integrando a equipe composta pelos hospitais Mãe de Deus, São Luiz, Albert Einstein, Oswaldo Cruz, São Lucas e Santa Luzia. Criado no dia 2 de junho, o Sub-Comitê tem como objetivo tratar das diretrizes que visam a racionalização de modelos assistenciais e a aproximação com as operadoras de Planos de Saúde e Agência Nacional de Saúde (ANS), tentando viabilizar o sistema suplementar de saúde.

ALERTA

A Secretaria Estadual de Saúde através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde solicita que todos os casos de pessoas procedentes da China e  México que, no período de 20 dias, apresentem sintomas como manchas avermelhadas no corpo, febre e/ou tosse, coriza e/ou conjuntivite, sejam notificados em até 48 horas para que seja feito o acompanhamento e/ou reforço, se necessário, para a pronta elucidação diagnóstica e a avaliação de eventuais riscos à saúde pública. O objetivo é impedir que surtos de sarampo provenientes desses países se desenvolvam no Brasil.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” 
( Jo 13, 31-33 a. 34-35)

O Hospital Português oferece aos clientes o Serviço de Assistência Espiritual que pode ser solicitado, a qualquer momento, à enfermagem ou diretamente às Irmãs ou ao Capelão. Além disso, os pacientes, acompanhantes e colaboradores também podem encontrar o conforto espiritual na Capela de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Capela Interna, que fica aberta 24 horas por dia e na Capela de Nossa Senhora da Assunção, a capela maior. Para solicitar a Assistência Espiritual: Capelão  – 203-5552 / Irmãs Religiosas – 203-5370. 

SÃO JOÃO

A tradicional  festa de São João da Quinta Portuguesa reuniu, em um clima de cidade de interior, cerca de 550 pessoas. Os freqüentadores, além de poderem se hospedar no local, ficaram tranqüilos para se animarem no ritmo típico do período festivo e retornar para suas casas com segurança e rapidez. A festa de São João é uma das tradições trazidas pela comunidade portuguesa para o Brasil 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Visando ampliar a divulgação da produção científica desenvolvida no Hospital Português, o Centro de Estudos Prof. Egas Moniz e a Assessoria de Marketing e Comunicação solicitam a todos os pesquisadores da Instituição a colaboração através do encaminhamento dos resultados das pesquisas realizadas. 
Para sistematizar o recebimento desses materiais, está disponível no Centro de Estudos e no site (Sala dos Médicos) um documento com orientações gerais para o encaminhamento dos conteúdos para publicação no Jornal Imagem Real. Maiores informações pelo telefone (71) 203-5723.

DIA DE PORTUGAL

O Consulado-Geral de Portugal e as Instituições Portuguesas da Bahia realizaram, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma cerimônia comemorativa, no Gabinete Português de Leitura, no dia 08 de junho, onde estiveram presentes a comunidade portuguesa e os luso-descendentes para um “Porto de Honra”. O Hospital Português foi representado por componentes da sua Diretoria e corpo funcional.