Notícias Fique por dentro das novidades

Revelando Talentos: Carolina Maria Sampaio — Hospital Português da Bahia

3 de julho de 2004

Revelando Talentos: Carolina Maria Sampaio

03 July 2004

Hoje, ela se divide entre o trabalho, gerenciamento da fazenda da família, biscuit, bordados, mosaicos, livros e mais livros.

Além de trabalhar há nove meses no Hospital Português, Carol, como é carinhosamente chamada pelos amigos e colegas, viaja quinzenalmente para uma fazenda da família onde exercita o seu lado natureza – unindo trabalho e diversão, anda a cavalo, acompanha tudo o que está se desenvolvendo na área e, ao final da tarde, aproveita para descansar ao som do balançar do mato e cantar dos pássaros e ler livros.

Quando está em casa, se distrai muito fazendo biscuit (esculturas modeladas a partir de uma massa feita com ingredientes como amido de milho, cola, vaselina líquida, creme para as mãos) e não pára de fazer cursos na área das artes manuais. O resultado do seu hobbie foi exposto no I Festival de Cultura e Arte, evento realizado entre 24 de novembro e 1º de dezembro do ano passado que reuniu os talentos do Hospital Português.

Da sua desenvoltura com as mãos saem peças como potes de mantimentos, porta-lápis, imãs de geladeiras e várias outras peças ricas em detalhes e cheias de graça. Além desse tipo de arte, ela também sabe bordar, fazer mosaicos e aplicar texturas em paredes. “Como tudo em minha vida, faço por prazer”, conta Carol.

Trabalhando há 10 anos na área, Carol já atuou como enfermeira de centro cirúrgico, de auditoria externa e professora de um curso técnico de enfermagem. Em seu dia-a-dia no Hospital, a enfermeira acaba exercitando muito do que desenvolveu com as artes. Diariamente ela audita as contas médicas da Unidade de Terapia Intensiva. Um trabalho que exige muita atenção e grande observação aos detalhes.

“Apesar de não tratar diretamente com o paciente, o cuidado está em zelar pelas contas com atenção, justiça e profissionalismo. O fato de trabalhar também com artes manuais, desenvolveu muito mais em mim o senso de observação, minuciosidade e o meu lado detalhista, tão importantes para a minha vida profissional.” (Carolina Sampaio)