Notícias Fique por dentro das novidades

Notas de Agosto — Hospital Português da Bahia

19 de agosto de 2004

Notas de Agosto

19 August 2004

CONGRESSO

Dr. Paulo Bittencourt, Assessor Técnico da Diretoria, participou do I Congresso Brasileiro de Planos de Saúde da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho em São Paulo, representando a Federação das Santas Casas de Misericórdia da Bahia, tendo sido indicado pelo seu Presidente, o Dr. Antônio Brito.

ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

“O Senhor é minha luz e salvação. De quem terei medo?” – Salmo 26

O Hospital Português oferece aos clientes o Serviço de Assistência Espiritual que pode ser solicitado, a qualquer momento, à enfermagem ou diretamente às Irmãs ou ao Capelão. Além disso, os pacientes, acompanhantes e colaboradores também podem encontrar o conforto espiritual na Capela de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Capela Interna, que fica aberta 24 horas por dia, e na Capela de Nossa Senhora da Assumpção, a capela maior. Para solicitar a Assistência Espiritual: Capelão  – 203-5552 / Irmãs Religiosas – 203-5370.

CONCENTRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

Visando consolidar o objetivo de concentrar a assistência hospitalar aos seus pacientes, no mínimo espaço de tempo, dando a característica da internação no Hospital de curta permanência com alta resolutividade, a Superintendência está solicitando à chefia dos diversos setores, no âmbito de sua competência, um plano de agilização para que este possa ser viabilizado nas instâncias competentes. Para tanto, foi estabelecido o prazo de 26 de agosto como data para envio do material solicitado e início das ações correspondentes.

APRESENTAÇÃO

O Hospital Português, primeira Instituição na Bahia a implantar o sistema informatizado de gestão hospitalar MedTrak, realizou no dia 27 de julho a apresentação desse sistema para os profissionais do seu Corpo Clínico e da Enfermagem com as palestras “Certificação Digital” e ” Tecnologia da Informação: O Diferencial Competitivo na Saúde”. A programação foi aberta pelo Diretor Geral da TrakHealth, Jamil Mattar, que apresentou a MedTrak à comunidade do Hospital Português e as novidades tecnológicas em relação às soluções e ganhos visualizados através da implantação do novo sistema. Em seguida, o médico, consultor e ex-vice-presidente de Tecnologia da Informação do Hospital Albert Einstein, Flávio Murachovsky, falou sobre a importância da informatização na área da Saúde sob vários aspectos. Assuntos relativos ao tema serão apresentados no Imagem Real durante o decorrer do processo de implantação.

RECADASTRAMENTO MÉDICO

Continua sendo realizado na Coordenação Médica o Recadastramento do Corpo Clínico. Conforme o esperado, o projeto tem tido boa receptividade e os profissionais médicos têm comparecido e assumido o compromisso de utilização do prontuário eletrônico, ferramenta que está sendo implantada no Hospital Português através da MedTrak.

ENSINO E EXTENSÃO

A Superintendência informa que estão sendo realizados estudos de viabilidade para ampliação das ações na área de ensino, pesquisa e extensão universitária no Hospital Português. Com o apoio do presidente Armindo Carvalho, foi composta uma comissão multidisciplinar para desenvolver e avaliar os novos projetos. Além de entendimentos com Instituições de Ensino Superior, os colaboradores e parceiros do Hospital estão sendo estimulados a apresentar sugestões e contribuições à iniciativa.