Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Homenagens no Dia de Nossa Senhora da Assunção — Hospital Português da Bahia

4 de setembro de 2004

Homenagens no Dia de Nossa Senhora da Assunção

04 September 2004

Homenagens no Dia de Nossa Senhora da AssunçãoA cerimônia foi celebrada pelo capelão do Hospital Português, Pe. Uelson de Souza e co-celebrada pelo Monsenhor Gaspar Sadock, Pe. Boaventura, Pe. José Pereira e Pe. Reginaldo Peçanha. O coral do Hospital Português, sob a regência de D. Terezinha Souto Maia,  trouxe ainda mais alegria para a missa que contou com momentos de grande emoção, como o Sermão do Mons. Sadoc e as leituras feitas por D. Adélia Carvalho e Carlos Manuel Ferreira.

Logo após, foi realizada no auditório do Centro Médico a tradicional homenagem aos Colaboradores que mais se destacaram em 2004 e os que estão completando 25 anos de trabalho na Instituição. Na ocasião, o presidente Armindo Carvalho destacou que a data traz sempre enorme satisfação para a Instituição não só pela celebração do Dia da Padroeira, mas também pela oportunidade de homenagear alguns dos colaboradores que se dedicam para perpetuar o papel que o Hospital Português tem assumido há quase um século e meio na promoção da saúde da comunidade baiana.

Assim como os  Colaboradores de 25 anos de trabalho na Instituição, os Colaboradores Destaque – funcionários indicados pelas respectivas gerências e eleitos por uma comissão especial – receberam uma placa em acrílico com um texto de agradecimento e um prêmio.

Homenageados

Colaborador Destaque 2004

  • Nível superior: Ana Cristina Canavarro (CCIH)
  • Nível médio: Raimunda das Neves Oliveira (Financeiro)
  • Quinta Portuguesa: Adilson Rosado dos Anjos

Colaboradores que completam 25 anos na Instituição

  • Dilena França Ferreira – Ajudante de Serviços Gerais
  • Isabel da Paixão de Jesus – Copeira
  • José Vitor de Souza – Agente de Portaria
  • Lucília de Almeida – Ajudante de Serviços Hospitalares
  • Rogéria Araújo Bonfim – Auxiliar de Farmácia
  • Zoraide Caribé de Araújo Pinho – Gerente Técnica

Sobre a festa de Nossa Senhora da Assunção

A festa de Nossa Senhora da Assunção é uma das mais antigas festas marianas. Em Portugal, chamava-se Festa de Santa Maria de Agosto. Foi na “vespora de Sancta Maria de Agosto” do ano de 1385 que se travou a decisiva Batalha de Aljubarrota, na qual o Beato Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal, triunfou sobre o exército do rei de Castela, adepto do anti-Papa de Avinhão. Em 1950, Pio XII proclamou solenemente como dogma que “a Imaculada Mãe de Deus, a Sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. 
(Fonte: Site Santo do Dia)