Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Modernização das Instalações — Hospital Português da Bahia

1 de outubro de 2004

Modernização das Instalações

01 October 2004

Modernização das InstalaçõesDesde que se instalou na Av. Princesa Isabel, em 1931, adaptações foram feitas e unidades construídas. Agora, o Hospital está ganhando novos layouts internos que acompanham o desenvolvimento da Instituição.

Iniciada no quinto andar, a reforma atingirá todo os apartamentos do Hospital e está sendo feita de maneira gradual, visando minimizar o incômodo para os pacientes e acompanhantes. Quem circula pelo Hospital pode perceber que as mudanças estão tornando o ambiente mais claro, descontraído e humanizado. Além disso, novos apartamentos foram construídos, ampliando a capacidade de internação e contribuindo assim para a oferta de leitos em nossa região.

Além de parte estética, o conforto também está sendo priorizado.  Os aparelhos de ar condicionado dos apartamentos foram substituídos por ar central com termostatos individuais permitindo assim que a temperatura nos leitos fique agradável conforme a conveniência de cada um. Uma antena coletiva foi instalada para garantir a qualidade da imagem dos aparelhos de TV.

Os apartamentos também ganharam novas camas elétricas, sofás-cama para o acompanhante e portas coloridas que seguem o padrão de cores do andar e o posto de enfermagem foi atualizado seguindo o novo estilo. Foram instalados em todos os quartos dispensadores de álcool gel, substância que deve ser utilizada para assepsia das mãos de todos aqueles que se encontram no apartamento acompanhando o paciente ou mesmo em visita para evitar a infecção hospitalar. Outro ponto a ser destacado é a comunicação visual que ganhará novas placas mais dinâmicas e que permitem a fácil localização das pessoas no Hospital Português.

Humanização

Segundo a cromoterapia, a cor é um elemento que exerce grande influência na vida, nas emoções, no comportamento e nas atitudes das pessoas. Por isso, no projeto de modernização foram utilizados tons de amarelo, verde, azul e vermelho para humanizar o ambiente hospitalar e, consequentemente, auxiliar os pacientes em seus tratamentos.

A fachada do Hospital também está sendo reformada. Toda a pintura está sendo substituída por pastilhas com o objetivo não só de modernizar, mas também facilitar o processo de manutenção evitando assim desgastes para os clientes. Vale ressaltar que esse é um ponto que está sendo prioritário em todo o processo e que também pode ser visto agora no 5º andar com a substituição da pintura por fórmica nas paredes do corredor e nas portas do quarto.

Também estão previstas para este ano a conclusão da ampliação do Serviço de Endoscopia, situado no primeiro andar, a construção de um solarium, entre outros projetos que proporcionarão ainda mais conforto para pacientes e acompanhantes.