Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Preparação para a Aposentadoria — Hospital Português da Bahia

23 de novembro de 2004

Preparação para a Aposentadoria

23 November 2004

Dividido em encontros semanais que proporcionaram a esses colaboradores a oportunidade de compreender o significado, valores e problemas relacionados com esse ciclo de vida e de desenvolver um plano global futuro, o Programa convidou os colaboradores aposentados e que estão a até cinco anos da aposentadoria.

Nos sete encontros, os participantes acompanharam palestras de sensibilização, informação e instrumentalização para o momento da aposentadoria. Além dos aspectos psicológicos desse processo de transição, foram abordados pontos práticos como os aspectos previdenciários e legais e como montar um negócio.

“A nossa intenção com o Programa foi despertar esses colaboradores para uma nova realidade, de aumento de expectativa de vida e valorização da experiência. Realidade que exige uma nova postura e a compreensão de que aposentadoria não significa demissão de vida”, explica Cláudia Aberceb, Gerente de Recursos Humanos do Hospital Português.

Desenvolvido a cada três anos, o Programa de Preparação da Aposentadoria conta com a participação de assistentes sociais, psícólogos, médicos e também de convidados de fora da Instituição, a exemplo de técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que apresentou os aspectos previdenciários e legais da aposentadoria, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que deu dicas de como montar um negócio.

TEMAS  PALESTRANTE
Aposentadoria – Que “bicho papão” é esse?

Célia Aquino – Assistente Social HP

Relação Afetiva, Solidão e Valorização Pessoal Conceição Peixoto – Psicóloga  HP
Aspectos Previdenciários e Legais da Aposentadoria INSS
Promoção da Saúde e Envelhecimento Saudável  Dra. Kátia Guimarães – Geriatra
Qualidade de Vida e Descobertas de Novas Potencialidades Ana Cláudia Behrens – Psicóloga HP
Como Montar seu Próprio Negócio SEBRAE
E agora, qual a minha perspectiva?  Célia Aquino – Assistente Social  HP

Cuidar é um ato de amor:

“As palestras  do Programa de Preparação para a Aposentadoria são valiosas. Participei pela segunda vez do programa e, desta vez, pude atualizar as minhas informações sobre as questões da aposentadoria.” – José Antônio Esteves da Silva, 74 anos, chefe da Contabilidade, funcionário do Hospital Português há 17 anos.

Antes mesmo de participar mais uma vez do programa, José Antônio já estava com idéia de se afastar da empresa para poder se dedicar mais à família. Após o curso, resolveu tomar a decisão e, no dia 29 de outubro, comemorou, numa emocionante festa surpresa preparada pelos colegas de trabalho, o seu afastamento da Instituição. Casado, pai de quatro filhos e avô de seis netos, pretende desfrutar mais da convivência em família e realizar um antigo sonho: – visitar Portugal, país onde nasceu e de onde saiu, em 1987.