Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cuidados com a Saúde Acompanham o Verão — Hospital Português da Bahia

25 de dezembro de 2004

Cuidados com a Saúde Acompanham o Verão

25 December 2004

Cuidados com a Saúde Acompanham o VerãoÉpoca de muitas mudanças fisiológicas, férias escolares e uma série de novos hábitos, no Verão a perda de líquidos e minerais aumenta devido à elevação da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Por isso, o ideal é não esperar a sede aparecer e caprichar na ingestão de líquidos.  O sol também precisa ser encarado com muito cuidado. Lembre-se que  a exposição ao sol forte pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Mas o verão também pode ser um aliado na manutenção da sua saúde. Aproveite para se exercitar ao ar livre. Caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica, cooper, frescobol, patinação… São várias opções de atividades físicas  para você escolher e praticar.  Não esqueça que o hábito tão comum de iniciar um atividade física nesse período só para exibir suas formas físicas pode acabar prejudicando sua saúde.

Para não correr esse risco, procure a orientação de um médico especializado e faça uma avaliação clínica. E lembre-se: o importante é manter uma rotina regular de exercícios, combinando com uma alimentação balanceada e sono regular. Só assim você pode garantir a boa forma e a saúde de seu corpo, contribuindo decisivamente para sua qualidade de vida no futuro.

O Centro Médico Hospital Português conta com vários especialistas que podem ajudar você a garantir sua saúde e boa forma.

Proteja-se do sol

  • Habitue-se a usar filtro solar adequado ao seu tipo de pele não só quando for à praia, mas no dia-a-dia;
  • Roupas, chapéus e sombreiros também devem fazer parte do arsenal contra os riscos expostos;
  • Não tome sol entre as 9h e as 15h, quando a radiação ultravioleta é mais intensa;
  • Aplique filtro solar 30 minutos antes de se expor ao sol e repita o uso a cada 2 horas  ou após banho ou sudorese abundante;
  • Não exponha crianças de ate 6 meses diretamente ao sol. Crianças com mais de 6 meses precisam usar filtro solar adequado à faixa etária.

(Colaboração: Dr. Ruy Botelho, dermatologista do CMHP)