Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cuidados Paliativos buscam a Valorização da Qualidade de Vida — Hospital Português da Bahia

10 de dezembro de 2004

Cuidados Paliativos buscam a Valorização da Qualidade de Vida

10 December 2004

Cuidados Paliativos buscam a Valorização da Qualidade de VidaPopularizada em todo o mundo como filosofia Hospice ou Cuidados Paliativos, essa forte tendência mundial é norteada pelo tratamento humanizado e prioriza o atendimento às necessidades do paciente, oferecendo-lhe o suporte e o conforto necessários que garantam qualidade de vida aos pacientes afetados por doenças crônicas.

Conceituado pela Organização Mundial de Saúde como o conjunto de atos multiprofissionais aplicados ao indivíduo cuja doença não mais responde aos tratamentos curativos, os Cuidados Paliativos priorizam o controle da dor e de outros sintomas psicológicos ou sociais, o respeito às crenças e aos temores do paciente e dos familiares, tentando preservar uma melhor qualidade de vida.

Esta foi a temática debatida no 1o Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Português, promovido pelo Centro de Estudos Egas Moniz, no último dia 26 de novembro, no auditório Adélia Carvalho, do Centro Médico.

Segundo a Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), diversos pacientes podem ser beneficiados pela filosofia tais como portadores de doença renal, Câncer, Aids, insuficiência cardíaca, algumas doenças neurológicas (Alzheimer, esclerose múltipla), diabetes, hipertensão, e até mesmo com graves seqüelas de acidentes, dentre outros.

Os cuidados necessários são intensos e podem ser realizados em hospitais, casas de recuperação ou até mesmo na própria residência do paciente, por uma equipe multidisciplinar.

Na visão moderna, os Cuidados Paliativos deixam de ser uma preparação para a morte e passam a assumir um papel de suporte que se estende a toda a família do doente, afirmou Dra. Regina Miura, vinda do Hospital Emílio Ribas/SP para ser uma das palestrantes do Simpósio.

Ela lembrou que ainda há muito a ser feito no Brasil, mas que iniciativas como o Simpósio do Hospital Português se revelam de grande importância, como uma semente plantada no coração de cada profissional para um tratamento mais digno, ético, eficaz e humano no que se refere ao sofrimento desses pacientes.

Seminário Estudantil

Conjuntamente à realização do 1o Simpósio de Cuidados Paliativos, o Hospital Português também sediou no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Seminário Estudantil de Cancerologia da Bahia, com a conferência Epidemiologia do Câncer no Brasil e no Mundo.

De iniciativa do Núcleo de Estudos em Oncologia do Hospital Português, o Seminário abordou diversas questões relacionadas à especialidade, aos pacientes, além das mais modernas formas de diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas.

A realização conjunta dos dois eventos foi de grande importância para que estudantes e profissionais que lidam com pacientes crônicos pudessem discutir as novas perspectivas mundiais para humanizar o atendimento, especialmente quando não é mais possível fazer uso da medicina curativa, como nos casos de Câncer.