Beneficência e Caridade
24 January 2006
Foi motivado pelo amor aos compatriotas e para ajudar aos necessitados que alguns portugueses, em janeiro de 1857, deram início aos trabalhos da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro e, posteriormente, fundaram o Hospital.
Para simbolizar estes sentimentos, duas estátuas foram colocadas logo na entrada do casarão que abrigava a primeira sede da Instituição, no Alto do Bonfim. As estátuas foram adquiridas graças a uma doação feita pelo sócio benemérito José Pinto da Silva Moreira e fizeram parte do projeto de embelezamento do Hospital.
As mesmas estátuas podem ser vistas, hoje, nos jardins da entrada principal do Hospital Português. Elas anunciam a todos aqueles, que chegam em busca da medicina de ponta e da assistência que tem como foco a humanização, o espírito que norteia todos os trabalhos da Instituição. Ou seja, com quase um século e meio de vida, o Hospital mantém viva a filosofia assistencial do início de sua história: oferecer sempre o melhor atendimento nas diversas especialidades médico-hospitalares sem nunca deixar de lado a prestação da assistência àqueles que necessitam.
Neste mês de janeiro, o Jornal Imagem Real parabeniza a todos por mais um aniversário da nossa Instituição e aproveita a oportunidade também para dar início à contagem regressiva para a comemoração dos seus 150 anos, completados no dia 1º de janeiro de 2007.