Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Trabalho premiado é apresentado em Sessão Clínica — Hospital Português da Bahia

29 de março de 2006

Trabalho premiado é apresentado em Sessão Clínica

29 March 2006

Intitulado “Protocolo de controle glicêmico reduz mortalidade hospitalar em pacientes neurológicos criticamente enfermos”, o trabalho  premiado como o melhor na categoria de Neurointensivismo no Congresso da Sociedade Americana de Medicina Intensiva, realizado em janeiro deste ano, nos Estados Unidos, foi apresentado para um público formado por médicos, profissionais de enfermagem, estudantes e convidados de outras instituições. Veja abaixo alguns depoimentos:

O trabalho significa um passo importante para o controle da mortalidade e morbidade dos pacientes em unidade de terapia intensiva, aliando menor tempo de internamento, melhor qualidade de vida e baixo custo operacional. Esse prêmio comprova o alto e excelente nível da medicina baiana no seleto campo de pesquisa mundial. O Hospital Português tem grande importância nisso pois apoia o profissional médico, incentivando e criando condições para que esses trabalhos sejam realizados.
Antônio José Dórea, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

Um dos aspectos importantes e que justifica os avanços alcançados no Hospital Português é a preocupação com a pesquisa clínica e com a formação de pessoal especializado em várias áreas. O trabalho feito pela equipe da UTI é um exemplo disso porque realizou com os próprios meios do Hospital um trabalho de qualidade superior. È um assunto de interesse prático primordial que foi apreciado e aprovado em centros de excelência. É uma prova de que o Hospital está no caminho certo.
Dr. Rodolfo Teixeira, Coordenador do Centro de Estudos Prof. Egas Moniz

O prêmio cristalizou a vertente da missão institucional de Ensino e Pesquisa uma vez que já é tradicional o exercício desta vertente na UTI, local onde o Internato Acadêmico já é bastante prestigiado no ambiente médico-científico da Bahia, assim como as pesquisas ali realizadas. Em recente reunião, os 35 hospitais filiados à Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), receemos as congratulações pelo prêmio que cabe aqui transmitir ao Dr. José Mário e toda a equipe da UTI.
Dr. Vicente Araújo, Superintendente do Hospital Português

 Considero muito interessante e importante a iniciativa da Unidade em divulgar os resultados desse trabalho. Acho que as produções científicas devam ser incentivadas dentro do hospital e esse é um grande exemplo e incentivo para todos nós. Parabenizo a unidade pela qualidade e seriedade com que o trabalho foi conduzido. Um trabalho simples e de grande utilidade que certamente será visto como referência por todas as unidades de terapia intensiva da Bahia e por muitos do Brasil. Com certeza esse será apenas o primeiro passo para muitas outras produções que o Hospital irá realizar.
Dra. Elza Magalhães, Neurologista