Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cirurgia Cardíaca — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2006

Cirurgia Cardíaca

25 April 2006

Cirurgia CardíacaAmparado por esforços globais em cardiologia, o Hospital Português comemora no mês de fevereiro dois anos de intensas atividades em cirurgia cardíaca, ultrapassando a marca de 700 cirurgias realizadas, desde a criação da UPC (Unidade de Pós-operatório Cardiovascular) até agora. Com capacidade para abrigar até 50 cirurgias cardíacas por mês, o Hospital permite a realização dos mais complexos procedimentos na área cardiovascular, tornando-se uma referência no país, tanto no que diz respeito à estrutura física quanto ao corpo clínico.

Além do alto volume de cirurgias por mês, o Hospital Português destaca-se também pela vasta experiência em cirurgia coronariana sem o auxílio da circulação extra-corpórea. Este tipo de procedimento tem possibilitado o tratamento de doentes mais graves com um melhor resultado, diminuindo o período de internação hospitalar, a utilização de sangue e, consequentemente, a ocorrência de infecções.

Entre os casos mais freqüentes atendidos pela equipe de Cirurgia Cardíaca do Hospital estão: as cirurgias de coronária, onde 70 a 80% dos pacientes são operados sem circulação extra-corpórea, reduzindo assim os riscos de complicações; as cirurgias valvulares, com destaque para a possibilidade de preservação da válvula (plastia valvar) e para o tratamento das arritmias cardíacas; as doenças da aorta, em especial, as dissecções – casos extremamente graves nos quais o Hospital tem obtido grande índice de sucesso; as miocardiopatias, onde os pacientes com hipertensão pulmonar decorrente da degeneração valvar mitral têm sido operados com manuseio e plastia do músculo do ventrículo esquerdo.

Hoje, com o avanço da cardiologia intervencionista e a melhoria das técnicas operatórias, é cada vez mais seguro se submeter a uma cirurgia cardíaca, até mesmo se tratando de casos mais complexos como dissecções de aorta, pacientes diabéticos com lesões coronarianas e pacientes com doenças graves concomitantes ao problema do coração. Os avanços possibilitaram ainda o tratamento de um maior número de idosos, com mais segurança e baixa mortalidade pós-operatória.

Detentor de grande tradição no atendimento cardiovascular, tendo inclusive realizado o primeiro transplante de coração da Bahia, o Hospital Português disponibiliza para diagnóstico e tratamento das doenças do coração uma ampla rede de atendimento que inclui a Unidade de Emergência contando com cardiologistas 24 horas por dia, a Unidade Coronariana e a Unidade de Pós-operatório Cardiovascular, além dos serviços de Hemodinâmica, Arritmia e Eletrofisiologia, Ecocardiografia, Eletrocardiografia e Medicina Nuclear.