Notícias Fique por dentro das novidades

Notas de maio/ 2006 — Hospital Português da Bahia

30 de Maio de 2006

Notas de maio/ 2006

30 May 2006

Estão abertas as inscrições para a seleção pública de propostas para apoio a projetos de cooperação entre o setor produtivo e instituições científicas ou tecnológicas promovida pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A iniciativa prevê recursos em torno de R$ 63.570.000 e está voltada para o desenvolvimento de fármacos e medicamentos, além de insumos, equipamentos e reativos para diagnóstico. O prazo para apresentação das propostas vai até 31 de agosto e os resultados estão previstos para o dia 31 de outubro.

O Dia das Mães, na Quinta Portuguesa, vai ser marcado por um almoço muito especial. Com um cardápio especialmente preparado para festejar a data e tendo como cenário as belas paisagens e a exuberante natureza do local, o almoço na Quinta é uma boa opção para comemorar o Dia das Mães com tranqüilidade e conforto. Maiores informações e reservas pelo telefone (71) 3365-1188.

A cartilha Orientações Nutricionais para Pacientes em Programa de Hemodiálise começou a ser distribuída para os pacientes em atendimento no Hospital Português. A iniciativa do Serviço de Nutrição, que traz orientações em uma linguagem fácil e ilustrativa, ainda pode ser consultada pela página do Hospital, na Internet.

O Núcleo de Informática Médica do Hospital Português encontra-se em pleno funcionamento diariamente, durante os três turnos. Coordenado pelo Dr. Raimundo Nonato, o Núcleo está instalado na sala de reuniões, cedida pela Superintendência, e conta com três terminais de computadores, apoio técnico de informática e de médicos voluntários, além de lanches para os usuários em treinamento do prontuário eletrônico.

O recém-inaugurado Serviço de Iodoterapia recebeu, no dia 26 de abril, o seu primeiro paciente para tratamento de câncer da tireóide. Sob a coordenação dos médicos Rogério Luís Porto de Paula e Adelina Sanches, e tendo como físico responsável Edmário Costa, o novo Serviço oferece assistência e suporte completo, além de todo o conforto e privacidade de dois leitos terapêuticos individuais, construídos de acordo com as normas de proteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

“O Espaço da Organização Hospitalar: estudo do comportamento do consumidor de serviços de saúde prestados por hospitais privados” foi o tema da dissertação de Mestrado apresentada no último dia 24 pelo Assessor de Marketing e Comunicação do Hospital Português, Flávio Marinho. Na oportunidade, à convite do Programa de Mestrado em Administração Estratégica da Unifacs, a Profª. Dra. Ana Maria Malik, Diretora do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA), também proferiu uma palestra com o tema “Administração e Planejamento Estratégicos em Saúde”.