Núcleo de informática esclarece dúvidas
27 July 2006
Cerca de 1400 usuários já foram treinados no Trakcare, sistema de gestão hospitalar que integra todos os setores do Hospital. O Núcleo de Informática Médica (NIM) e a gerência, responsáveis pelo treinamento, acabam de atualizar o “Manual Trakcare para Médicos”, disponíveis em todos os postos e na área de trabalho de todos os computadores do Hospital.
Convidamos o coordenador do Núcleo, Dr. Raimundo Nonato, para esclarecer algumas dúvidas que surgiram desde a implementação do sistema. Nas próximas edições teremos o “Espaço Trakcare”, uma espécie de sessão para esclarecer dúvidas sobre a utilização do Sistema, como nos exemplos a seguir:
Esqueci login e/ou senha. O que faço?
É só entrar em contato com o Núcleo pelos ramais 743 / 788 de segunda a sexta das 8 às 17h, ou pelo celular 9975-7678 (funciona 24hs).
O que fazer quando não encontro um medicamento no sistema?
O medicamento pode ser localizado com o nome comercial ou pelo nome da droga. Verifique se o medicamento está escrito de forma correta. Caso o medicamento não seja encontrado, ele não está padronizado no Hospital e será necessário utilizar um formulário disponível com a enfermagem em todos os setores. Assim que esteja disponível na Farmácia, ele será temporariamente considerado padronizado, exclusivamente para este paciente e será prescrito normalmente.
Estou tentando prescrever uma tomografia computadorizada e não consigo. O que devo fazer ?
Fique atento as siglas. Neste caso, digite TC. O sistema automaticamente vai listar todos os tipos de tomografia. A seguir selecione a opção desejada. As siglas são facilitadores. Raio X (RX), Ressonância Magnética (RM), Ultrassonografia (US), Cintilografia (CINTI) e Endoscopia Digestiva Alta (EDA), são alguns exemplos.
Tenho notebook e gostaria de prescrever através dele. O que faço?
É necessário ter uma placa de rede sem fio no seu notebook (Wireless) ou utilizar um cartão (PCMCIA- Wireless) de rede sem fio. Além disso, é necessário o sistema operacional Window XP Professional instalado na sua máquina. A partir daí, o usuário deve levar o equipamento para o setor de suporte (ramal 106) para ser configurado e ter acesso as funcionalidades do Trakcare.
PLANTÃO DO TRAK
- No período que o Núcleo não está em funcionamento, existe um plantão de atendimento 24h, através do celular 9975-7678, para esclarecimentos de dúvidas.
- Se o celular não atender, por favor deixe sua mensagem , pois o colaborador deve estar com outra ligação e o celular não disponibiliza a mensagem de ocupado.
- Com a ferramenta (VNC) de atendimento remoto, é possível visualizar a tela do usuário e passar uma orientação mais rápida e segura. Para isto, informe o código da máquina em uso (etiqueta branca, na lateral do monitor). Se o monitor estiver sem esta etiqueta, ligue para o ramal 106.