Notícias Fique por dentro das novidades

Gripe Aviária em humanos é tema de palestra — Hospital Português da Bahia

6 de agosto de 2006

Gripe Aviária em humanos é tema de palestra

06 August 2006

Gripe Aviária em humanos é tema de palestraO evento contou com a participação do coordenador do Centro de Estudos Egas Moniz, Dr. Rodolfo Teixeira, do infectologista do Hospital Português, Dr. Carlos Vladimir, da bioquímica da LACEN, Marta Rego, e Iram Ferrão, veterinário da ADAB.

A Gripe Aviária, infecção causada pelo vírus Influenza Tipo A, conhecido como H5N1, atinge as vias áreas respiratórias superior e inferior. O vírus apresenta maior incidência na Europa e Ásia e preocupa a população porque pode contaminar seres humanos através do contato com aves domésticas, que, por sua vez, entraram em contato com aves migratórias vindas de outras localidades.

Apesar do Brasil não ter registros de gripe aviária em aves e humanos, os estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Pará, Maranhão e Amapá fazem parte da rota migratória de aves e estão sendo monitorados pelos órgãos responsáveis.

Os sintomas da gripe aviária em humanos são febres, cefaléia, mialgias, diarréia, dor abdominal, vômitos, tosse, dor de garganta, conjuntivite, hemorragia, evoluindo para uma pneumonia aguda. O tratamento é feito com antivirais e corticóides.