Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Joelhos Saudáveis — Hospital Português da Bahia

6 de agosto de 2006

Joelhos Saudáveis

06 August 2006

Joelhos SaudáveisPraticar exercícios todos sabem que deve ser uma rotina e fundamental para a saúde e qualidade de vida. Mas colocar um tênis e fazer uma atividade física sem qualquer orientação pode ocasionar graves problemas de saúde. Convidamos o ortopedista especialista em joelho, Dr. Luiz Carlos Menezes, mais conhecido como Dr. Lapão, para orientar sobre a prática de esportes entre crianças, adolescentes e adultos. “O esporte deve ser indicado com muito critério e cautela para não provocar lesões que são muitas vezes irreversíveis” alerta.

De modo geral, as lesões esportivas podem ser classificadas em dois tipos distintos, independente do tipo de esporte: as lesões decorrentes de um trauma, como as fraturas, as luxações, entorses, contusões e as lesões por sobrecarga (overuse).

Lesões por sobrecarga: São causadas por atividades que excedem a carga suportada pela articulação. Provocam um desgaste que ao longo prazo é prejudicial aos joelhos, como tendinites, fratura por estresse, condromalacia e epifisites decorrentes de micro traumas repetitivos em conseqüência da atividade esportiva excessiva.

Lesões traumáticas: Causadas por movimentos de rotação da articulação ou por trauma direto (contato físico). Elas são sentidas durante a prática de atividades físicas no momento em que ocorre a lesão.

O atleta muitas vezes ouve um estalo forte em seu joelho, sente dor aguda, e fica impossibilitado de continuar a atividade. O joelho fica inchado – hemartrose (sangue na articulação), uma a duas horas após a lesão. Os jogadores de futebol são bastante suscetíveis a essa lesão.

Para conhecer as principais lesões do joelho durante a infância, juventude ou terceira idade, clique aqui.

Caso cirúrgico

O jogador de futebol, Flávio Tanajura, se queixava de dores no joelho há quatro anos quando começou a ser acompanhado por Dr. Lapão. O tempo foi passando e Flávio seguiu a carreira jogando em vários clubes como Paisandú, Vitória, Flamengo e Bahia. Mas as dores se intensificaram e foi diagnosticada uma lesão degenerativa da cartilagem articular do joelho. Flávio fez a cirurgia há um mês no Hospital Português e revela que a cirurgia foi um sucesso. “A cirurgia foi tranqüila e a recuperação está sendo ótima. Dr. Lapão é uma referência no meio esportivo”.