Notícias Fique por dentro das novidades

Simpósio sobre Câncer de Pulmão — Hospital Português da Bahia

3 de agosto de 2006

Simpósio sobre Câncer de Pulmão

03 August 2006

Simpósio sobre Câncer de PulmãoCom maior incidência entre os homens, este tipo de neoplasia é a primeira causa de morte por câncer em homens e a quarta entre as mulheres, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o objetivo de debater sobre o diagnóstico e o tratamento da doença, o Hospital Português realiza o Simpósio sobre Câncer de Pulmão, no dia 18 de agosto, às 19h, no auditório Adélia Carvalho, com a palestra do Dr. Rodney Landrenau, cirurgião torácico da Universidade de Pittsburgh (EUA) e do Dr. Cid Gusmão, oncologista clínico e diretor do serviço de Oncologia do Hospital 9 de julho (São Paulo).

Durante o evento serão apresentadas algumas novidades na área que trazem perspectivas otimistas para a atualidade e o futuro da oncologia pulmonar em contrapartida à agressividade que caracteriza o tumor.

O Hospital Português e a ASA Medical Services LLC, juntamente com a Universidade de Pittsburgh, viabilizam a presença do Dr. Landrenau durante o Simpósio.

Câncer x Cigarro

Nas últimas décadas, o governo federal e órgãos ligados à área de saúde vem atacando, através de campanhas educativas, o responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão: o cigarro. Neste tipo de neoplasia, o diagnóstico precoce nos estágios iniciais da doença permite a cura em 70% dos casos, mas isso depende de uma observação atenta e constante aos sintomas mais comuns provocados pelo consumo de produtos derivados do tabaco como tosse, estridor (ronco), dor no tórax, escarro com raias de sangue, falta de ar, crises de tosse em horários incomuns e pneumonias repetidas.

Simpósio sobre Câncer de Pulmão
Data: 18 de agosto
Horário: 19h
Público: Pneumologistas, cirurgiões torácicos e oncologistas
Assunto: Cirurgia menos invasiva para câncer de pulmão
Local: Auditório do Centro Médico Hospital Português
Palestrantes: Dr. Rodney Landrenau, cirurgião torácico da Universidade de Pittsburgh e Dr. Cid Gusmão, oncologista clínico e diretor do serviço de Oncologia do Hospital 9 de julho.