Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Estrutura completa para a assistência oncológica — Hospital Português da Bahia

2 de setembro de 2006

Estrutura completa para a assistência oncológica

02 September 2006

Estrutura completa para a assistência oncológicaBaseado nos mais recentes avanços da especialidade, o novo Centro é voltado à assistência quimioterápica e hormonioterapia, além de atividades educativas e de pesquisa clínica. Desta forma, a iniciativa vem se somar à reconhecida qualidade dos serviços de Radioterapia, Bioimagem (Radiologia), Medicina Nuclear, Iodoterapia, Endoscopia, Anatomia Patológica, Cirurgia Oncológica, além de uma ampla tradição construída nos últimos 150 anos.

Sua estrutura é composta por oito poltronas para aplicação ambulatorial de quimioterapia, dois leitos para aplicação prolongada, uma sala de apoio para enfermagem/médicos, dois consultórios, nos quais os médicos oncologistas clínicos atendem os pacientes, além de uma sala de reuniões e biblioteca.

Funcionando em 2 turnos para a área ambulatorial e 24 horas para os pacientes internados, o Centro oferece aplicações de quimioterapia em curta duração (30 minutos a 2 horas), média duração (2 a 4 horas) e longa duração (4 a 8 horas).

A equipe multidisciplinar, coordenada pela Dra. Clarissa Mathias, é formada por oncologistas clínicos, hematologista, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais.

Outro fator inovador trata-se da incorporação de uma boutique, cujo objetivo é o oferecimento de próteses mamárias, chapéus, lenço, maquiagem além do suporte técnico tão necessário nesta difícil fase a ser enfrentada pelos pacientes.

“O Centro de Oncologia do Hospital Português está comprometido com o futuro dos pacientes trazendo até eles um tratamento otimizado e personalizado baseado nos mais recentes avanços em oncologia”, afirmou Dra. Clarissa Mathias, durante o evento de inauguração.

Pesquisa Clínica

O Centro é a única instituição no norte/nordeste a participar como membro do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (IBPC), organização nacional voltada para o desenvolvimento de pesquisa clínica no Brasil. Além disso, participa do Grupo Brasileiro de Pesquisas em Câncer de Mama (GEBECAM).