Notícias Fique por dentro das novidades

Eventos inauguram novo Centro — Hospital Português da Bahia

1 de setembro de 2006

Eventos inauguram novo Centro

01 September 2006

Eventos inauguram novo CentroIniciando-se no dia 18, com a visita do Dr. Cid Gusmão, o auditório Adélia Carvalho ficou lotado para discutir sobre o Câncer de Pulmão.  No dia 21, a equipe multidisciplinar recebeu a visita de integrantes da Diretoria e de amigos para realizar a bênção da nova estrutura.

Para a comunidade, no dia 30 de agosto, aconteceu a palestra “Novas maneiras de lidar com o câncer”, abordando assuntos de interesse comum, tais como os direitos do paciente, a auto-estima, os cuidados com a alimentação e os diferenciais do novo Centro.

No dia 31, o simpósio para os profissionais da área de saúde, contou inclusive com uma visita às novas instalações do Centro. Para a ocasião, foi convidado o Dr. Paulo Hoff, uma das principais autoridades no assunto e diretor executivo do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, para tratar sobre os “Avanços em Oncologia”. Dra. Clarissa Mathias, coordenadora da unidade, apresentou os novos serviços oferecidos e a programação das atividades comunitárias e científicas para os próximos anos.

Informações ajudam na prevenção e no diagnóstico precoce

A palavra câncer, habitualmente, provoca uma reação de angustia. No entanto, o avanço da oncologia aponta que o tratamento e controle da doença já possibilitam grandes chances de prevenção e qualidade de vida para os pacientes.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais da metade dos casos de câncer já tem cura, dependendo da localização da doença, do seu estágio e do tratamento multidisciplinar empregado.

Mas o principal aspecto em destaque ainda é a prevenção. Fatores como tabagismo, alimentação, consumo de álcool e fatores hereditários podem influenciar parcialmente as causas da doença. É importante lembrar que a visita periódica a profissionais médicos e exames diversos possibilitam o diagnóstico precoce.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores. Já o tumor tumor benigno é uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada por mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. (Fonte INCA)