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Prontuário Eletrônico, um novo diferencial — Hospital Português da Bahia

1 de outubro de 2006

Prontuário Eletrônico, um novo diferencial

01 October 2006

Prestes a completar 150 anos, o Hospital Português pode se orgulhar  por dispor de uma das mais modernas e avançadas soluções tecnológicas da atualidade. Pioneiramente, a Instituição transpôs o desafio de implantar com sucesso o novo sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o TrakCare.

Considerado inovação tecnológica por alguns e um grande  desafio para outros, o fato é que o novo Sistema possibilitou a todos expandir seus conhecimentos, com muita dedicação, atingindo a integração plena no último dia 16 de setembro. Isso representou um grande marco histórico para a Instituição.

O grande diferencial é, sem dúvida, o Prontuário, que congrega, de forma otimizada, todas as funcionalidades para o acompanhamento clínico e assistencial do paciente, desde a entrada de dados da anamnese, o exame físico, a prescrição interligada diretamente com a Farmácia, a evolução até a alta. Através do PEP, é possível também acessar os resultados de diversos exames, dos procedimentos executados, registros realizados pela enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, entre outros profissionais envolvidos na assistência aos pacientes. Tudo de forma integrada, padronizada e ágil.

Vale destacar a sinergia alcançada pelas equipes envolvidas, além do rígido controle de qualidade que está sendo atingido, a padronização dos processos e a “quebra” de diversos paradigmas. Os médicos e enfermeiras têm acesso ao prontuário eletrônico de cada paciente, respeitando os critérios de segurança e confidencialidade, independentemente do local ou do horário que estão acessando. Os administradores, por sua vez, têm total controle das operações.

Um dos pontos a destacar no projeto é a utilização de “handhelds” (pulseiras de identificação) para o controle do atendimento. A solução permitirá que médicos e enfermeiras tenham acesso às informações do paciente por meio de uma pulseira com um código de barras, e também que os funcionários de apoio técnico possam controlar melhor o fluxo de materiais e medicamentos. Os ganhos serão expressivos na qualidade de atendimento e na gestão da atividade.
Repercussão Internacional

Antes mesmo da entrada oficial em produção, as funcionalidades do módulo clínico do TrakCare já era utilizado em todas as unidades fechadas, no Centro Cirúrgico, na Emergência e nos Serviços de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento (SADT´s) do Hospital Português.

O Sistema têm atraído muitos visitantes que vêm  conferir o sucesso alcançado. Órgãos oficiais de saúde da África do  Sul, administradores de um Hospital militar do Chile e representantes de hospitais associados à ANAHP tais como Samaritano, São Lucas, Albert Einstein são exemplos de instituições que vieram conhecer de perto o Projeto.
 “O Hospital Português é um exemplo de acertividade, sendo o primeiro hospital do Brasil com aderência da grande maioria das equipes que compõem o corpo clínico”, conclui Fernando Vogt, country manager da TrakHealth do Brasil.