Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Notas/ Nov 2006 — Hospital Português da Bahia

21 de novembro de 2006

Notas/ Nov 2006

21 November 2006

O Dia do Médico, 18 de outubro, foi comemorado com o tradicional café da manhã no Mezanino do Centro Médico Hospital Português. O som instrumental ambientou a homenagem aos doutores da saúde, também presenteados com fotografias instantâneas, que registraram momentos de confraternização do evento. Na foto ao lado, presentes os ilustres Dr. Rodolfo Teixeira, coordenador do Centro de Estudos Egas Moniz, Dr. Paulo Bittencourt, assessor técnico da Diretoria e Dr. Jesuíno Neto, médico-cirurgião que por longos anos atuou no Hospital.

… 

O Centro de Estudos Egas Moniz está desenvolvendo um programa de informações para facilitar o acesso dos profissionais da área de saúde à pesquisas bibliográficas. Este programa permitirá acesso à bibliografia da Fiocruz e Bireme, associação que envolve outros centros bibliográficos.

O Dia de Combate à Obesidade foi comemorado no Hospital Português através de uma palestra em parceria com o Núcleo de Tratamento e Controle da Obesidade (NTCO). Estiveram presentes cerca de 200 profissionais, pacientes, familiares, estudantes, dentre outros interessados. Em função do grande volume de chuvas acontecido no dia 21 de outubro, a Caminhada foi adiada para uma data a ser definida e divulgada posteriormente. Os encontros promovidos pelo NTCO estão disponíveis na página do Hospital, na Internet.

A III Jornada Luso Brasileira acontecerá em setembro de 2007, em Portugal, com o tema “Longevidade e Saúde”. Os médicos que tiverem interesse em apresentar trabalhos, dentro do tema proposto, devem entrar em contato com Dr. Rodolfo Teixeira. Informações: (71) 3203 5797.

A Comissão Intra-hospitalar de Transplante realizou, no dia 11 de outubro, um encontro entre enfermeiras líderes e coordenadores de Unidades para a implantação do projeto de doação e captação de córneas para fins de transplante.

Participaram do 10º Congresso de Informática em Saúde, na cidade de Florianópolis, entre os dias 14 e 18 de outubro, a enfermeira supervisora Verena Morgade, a enfermeira da medicina nuclear Cleide Cruz e o Dr. Raimundo Nonato Cardoso. No Evento, foram discutidos o sistema de prontuário eletrônico e outras tecnologias referentes à assistência na área de saúde.

O Serviço de Arquivo Médico (SAME), vinculado à Gerência Técnica, passa a ser coordenado pelo Dr. Raimundo Nonato Cardoso, com o objetivo de se transformar em uma central de informações hospitalares.

A SOBEST (Sociedade Brasileira de Estomoterapia), com o apoio e a coordenação do Grupo de Pele do Hospital Português, realizou a III Jornada Baiana de Estomoterapia, nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório Adélia Carvalho. Entre os conferencistas estiveram os médicos Roberto Valente, Carlos Vladimir Neco, Rogério Ramos e José Mário Teles; as enfermeiras Vivian Fernandes, Alessandra Oliveira Castro, Adira Tavares, Ana Solange Santana e Zuldimar Gomes; a nutricionista Gildete Fernandes e a fisioterapeuta Débora Sales Castro.

A administração mundial do TrakCare, representada pela presidente da sede australiana, Christine Chapman, e por representantes brasileiros, entre eles Jamil Mattar, visitou as dependências do Hospital no dia 19 de outubro.

Os protocolos da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) sobre abordagem e tratamento de hemorragias digestivas alta (varicosa e não-varicosa) e baixa, pancreatite aguda, hepatite fulminante e diarréia aguda em Unidades de Terapia Intensiva, serão publicados no III Manual Prático de Medicina Intensiva. Participaram da elaboração os médicos Paulo Lisboa Bittencourt, Cláudio Zollinger, Andréa Cavalcante, Maria Alice Soares, Graciana Vasconcelos e Durval Rosa Neto. A publicação, da qual a UGH participa desde 2004, é uma iniciativa da SOCATI (Sociedade Catarinense de Terapia Intensiva) e AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

“Grandes Médicos e Grandes Artistas: Nomes que devam vida à Medicina e às Artes” é o novo livro de Dr. Álvaro Nonato Souza, que será lançado no próximo dia 8 de novembro, na loja Ana Import, situada na Av. Euclides da Cunha, Graça.

Foi registrada em reunião da Diretoria a mensagem do Dr. Ursicino Queiroz e família, agradecendo ao Hospital, médicos, enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, pessoal administrativo, dentre outros profissionais de diversos serviços, pela “magnífica, humana, calorosa, respeitosa e solidária atenção e cuidados dispensados” a Edna Maria Cravo Pinto de Queiroz, “após uma longa e dolorosa batalha pela vida”. Sensibilizada, a Diretoria compartilha este reconhecimento e parabeniza a todos os colaboradores que se dedicaram com afinco na assistência e no conforto desta paciente, dos seus familiares e amigos.