Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Avanços da cirurgia plástica no Brasil — Hospital Português da Bahia

8 de dezembro de 2006

Avanços da cirurgia plástica no Brasil

08 December 2006

Avanços da cirurgia plástica no BrasilA beleza sempre esteve presente no imaginário humano. Na Grécia antiga, no século V antes de Cristo, Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza, era a mais cultuada entre todas as divindades do Olimpo. Cultuar Afrodite significava buscar o amor, a perfeição, o equilíbrio e a harmonia entre a vida espiritual e material. Na atualidade, devido ao surgimento de novas técnicas, a cirurgia plástica tornou-se uma grande aliada para quem deseja se sentir melhor frente ao espelho.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que realizam maior número de cirurgias plásticas por ano, perdendo apenas para os Estados Unidos, e é considerado o número um, em relação ao aperfeiçoamento de novas técnicas e a qualificação de cirurgiões. A mais recente pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que congrega cerca de 4 mil profissionais  em todo o País, informa que em 2004 foram realizadas 616.287 mil cirurgias plásticas no Brasil, 59% delas estéticas e 41% reparadoras.

A lipoaspiração, técnica médica que visa à retirada do excesso de gordura através de um sistema de aspiração a vácuo, é a cirurgia plástica realizada com maior incidência no Brasil. Seguida do implante mamário de silicone. Na Bahia, essas técnicas também são as mais procuradas, embora o procedimento para redução de mamas seja muito realizado no Estado.

“A mulher baiana procura estar bem com o corpo, porque ela vai à praia, se exibe mais, por isso, as cirurgias corporais têm maior demanda”,  comenta a médica Maria Marta Zollinger, cirurgiã do Centro Médico Hospital Português. O cirurgião brasileiro se destaca entre os melhores do mundo, porque a mulher brasileira tornou-se cada vez mais exigente, estimulando o aperfeiçoamento da técnica.

A arte de promover a beleza

“Cirurgia plástica é a arte aplicada à medicina”, define o cirurgião do Centro Médico Hospital Português, Ivan Tavares. A correção de problemas físicos pode elevar a auto-estima do paciente, promovendo mudanças em todas as áreas da vida.

O cirurgião também usa a psicologia. No consultório, a conversa deve ser franca e demorada. É preciso saber qual é a real necessidade do paciente, para atendê-lo bem, e ser muito honesto  quanto aos cuidados pós-operatórios e aos resultados. O cirurgião deve ter muita sensibilidade, afinal, o objetivo é melhorar a relação do cliente com o espelho. Além disso, precisa dominar as novas técnicas e ter muita habilidade manual.

As pessoas que ainda acreditam que a cirurgia plástica é uma especialidade médica criada para atender aos anseios da vaidade feminina devem mudar de paradigma. Cada vez mais, os homens com idade acima de 40 anos têm recorrido à cirurgia estética para corrigir imperfeições. A cirurgia plástica também pode ser reparadora, uma área fundamental, cujo objetivo é fazer a recuperação funcional e estética, minimizando lesões causadas por queimaduras extensas, tumores (a reconstrução  de uma mama  retirada numa mastectomia, por exemplo), acidentes e corrigindo problemas congênitos.

A escolha do cirurgião, e do local adequado, é fundamental para a segurança do paciente e a obtenção dos resultados almejados. Na atualidade, os profissionais preferem realizar cirurgias plásticas em hospitais. Em geral, as clínicas estéticas são utilizadas para procedimentos ambulatoriais. Uma das melhores Instituições de saúde do Brasil, o Hospital Português é bem equipado para qualquer procedimento cirúrgico, tem equipes de enfermagem e de anestesia altamente qualificadas.

Lipoaspiração

Procedimento cirúrgico empregado para o tratamento de gorduras localizadas que em geral não são  eliminadas com emagrecimentos, massagens e ginásticas,  a lipoaspiração é uma técnica que retira o excesso de gordura por meio de um sistema de aspiração a vácuo. É realizada, principalmente, nos culotes, abdômen, face interna das coxas e dos joelhos, cintura, costas e queixo. Após o processo cirúrgico, é indicado o uso de faixas compressivas ou cintas elásticas, nas áreas operadas, por um período de 15 a 30 dias. Em geral, os pacientes podem voltar às atividades habituais entre 3 e 10 dias, dependendo da extensão da lipoaspiração realizada.

Mamoplastia

O implante de silicone para aumentar os seios, ou a ‘Mamoplastia de Aumento’, é uma das modalidades de  cirurgia  plástica mais realizadas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Na Bahia, as novas técnicas de redução mamária também são muito procuradas. Especialistas garantem que o implante de silicone ou a redução não interferem na lactação, na sensibilidade ou no diagnóstico de tumores.

Cirurgia do Abdômen

A plástica do abdômen corrige a flacidez abdominal, causada pela idade  ou pela gravidez. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o resultado estético dessa técnica é bastante positivo, pois retira a  sobra de pele, além de solucionar o problema da flacidez muscular, através de uma sutura que reaproxima a musculatura, como se fosse uma cinta interna e permanente.

Dicas para quem não abre mão da segurança

Procure um médico associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com registro no Conselho Federal de Medicina.

Explique ao médico, objetivamente, que resultados você almeja com a cirurgia plástica e fique atenta (o) às observações dele.

Informe-se sobre os detalhes do procedimento cirúrgico, técnica empregada, possíveis complicações, resultados e cuidados pós-operatórios.

De preferência, converse com alguém que tenha sido operado pelo profissional escolhido por você, sobre os resultados alcançados.

Informe-se sobre o local onde a cirurgia será realizada, avaliando a infra-estrutura física e os equipamentos, além da equipe de enfermagem e anestesia. Se possível, antes da cirurgia, faça uma visita para conhecer as instalações.

Facilidade pelo Cartão Vida Saudável

O Hospital Português criou uma facilidade que vai agradar a quem deseja ficar mais feliz diante do espelho e planeja fazer uma cirurgia plástica, mesmo que não possua cobertura de um plano de saúde. O cliente cadastrado no Cartão Vida Saudável pode parcelar o pagamento da cirurgia por cartões de crédito ou empresas financeiras parceiras.

Além disso, a Instituição criou pacotes com base nos protocolos médicos informados pelos cirurgiões que atuam no Hospital, permitindo ao cliente saber, sem burocracia, o valor (preço) de referência para diferentes tipos de cirurgia.

O Cartão Vida Saudável é um programa de  relacionamento, cujo propósito é estabelecer um contato mais próximo entre o Hospital Português e sua  clientela, oferecendo facilidades, inclusive, para quem não dispõe de planos de saúde. O cadastramento é gratuito e pode ser feito pela página do Hospital, na Internet, ou na Recepção Principal.

Dentre as vantagens, destacam-se ações educativas gratuitas sobre saúde e qualidade de vida, além do atendimento personalizado. Para clientes que não têm planos de saúde credenciados ao Hospital, há facilidades para o pagamento de exames que não exijam internação, adotando-se os valores indicados na CBHPM  (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

Para saber mais sobre o Cartão Vida Saudável, clique aqui.