Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Obras de ampliação em ritmo acelerado — Hospital Português da Bahia

15 de dezembro de 2006

Obras de ampliação em ritmo acelerado

15 December 2006

Obras de ampliação em ritmo aceleradoNem mesmo as fortes chuvas do mês de novembro interferiram no trabalho de ampliação do Hospital Português. As obras continuam em ritmo acelerado e o cronograma está sendo cumprido fielmente. A expectativa é concluir os trabalhos em junho de 2007. Até o momento, 25% das obras estão realizadas.

Com treze pavimentos, o novo prédio dotará o Hospital de novos serviços e ampliará a oferta de leitos e vagas para estacionamento. No térreo funcionará uma área para triagem e administração, no mezanino, uma outra área administrativa e consultórios. O primeiro andar abrigará o Day Hospital, o segundo, o Centro Cirúrgico, e o terceiro, apoio técnico (refeitório, copa, etc.).

O Centro Obstétrico vai funcionar no quarto andar e a Neonatologia no quinto. Do sexto ao décimo andar serão criadas novas áreas para internação. No décimo terceiro pavimento, será construído um terraço.

A previsão é que até o final do mês de janeiro seja concluída a estrutura (em concreto armado) da obra. Até o momento, esse trabalho foi finalizado até o sexto pavimento.

A obra tem prazo de execução de 12 meses e dá seguimento ao Plano Diretor do Hospital. Com uma linguagem contemporânea, no mesmo estilo arquitetônico adotado pela Instituição, o novo prédio, independente, será interligado ao prédio principal do Hospital através de passarelas.

A estratégia do Hospital Português é atender bem à comunidade interna e externa, diversificando a assistência em todas as  especialidades. Por isso, a Instituição está investindo em mais uma ampliação. 

Novos projetos melhoram a qualidade do atendimento

Em 2006, o Hospital Português concluiu vários projetos com o intuito de ampliar e melhorar a qualidade do atendimento. No mês de agosto, foi inaugurado o moderno Centro de Oncologia e, ao longo dos últimos meses, uma série de reformas nas áreas de internação (apartamentos, circulações e postos de enfermagem) foi finalizada.

Sob a coordenação da Dra. Clarissa Mathias, o novo Centro de Oncologia é voltado para a assistência integral ao paciente com câncer, além de educação e  pesquisa clínica na área. Conta com uma equipe formada por oncologistas clínicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. Disponibiliza serviços de quimioterapia ambulatorial e prolongada, acompanhamento fisioterápico, suporte psicológico e nutricional e alia-se a outros serviços oferecidos pelo Hospital para o diagnóstico e tratamento da doença, dentre eles Medicina Nuclear, Radiologia, Cirurgia Oncológica, Radioterapia e o recém-inaugurado Serviço de Iodoterapia.

A reforma das áreas de internação tornou os ambientes mais modernos e descontraídos, com o uso de cores diferenciando os andares. A nova comunicação visual deixou os espaços mais bonitos e agradáveis. Em 2007, haverá a inauguração do novo prédio e outros projetos importantes para a melhoria do atendimento.

“O Hospital Português ocupa uma posição de destaque, entre as melhores instituições do País, e para  melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população é preciso manter uma política sólida de investimentos em infra-estrutura e equipamentos”, resume o vice-presidente José Carlos Pereira Gomes.