Notícias Fique por dentro das novidades

Homenagem da Assembléia Legislativa da Bahia — Hospital Português da Bahia

24 de janeiro de 2007

Homenagem da Assembléia Legislativa da Bahia

24 January 2007

Homenagem da Assembléia Legislativa da BahiaUma sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, presidida pelo deputado estadual Vespasiano Gomes dos Santos (PFL), marcou o início das comemorações pelo sesquicentenário do Hospital Português, no dia 14 de dezembro. “Como médico e parlamentar em fim de mandato, sinto-me feliz por prestar essa justa homenagem à Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro – mantenedora do Hospital Português: uma instituição filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública, por decretos dos governos estadual e federal”, afirmou o deputado.

Ao acatar a proposta do deputado Vespasiano Gomes dos Santos, a Assembléia Legislativa decidiu, por unanimidade, promover uma sessão solene em homenagem ao sesquicentenário do Hospital, reconhecendo o impacto social da assistência que a Instituição presta, principalmente aos pacientes de baixa renda, através do Sistema Único de Saúde – SUS. “Considerado pelos baianos como uma instituição que zela pela saúde do povo, o Hospital Português tornou-se referência em defesa da vida”, afirmou o deputado.

“Orgulhamo-nos de ser um dos mais completos centros de saúde do País, dos primeiros hospitais de grande porte do Brasil a receber o certificado de acreditação hospitalar – título que nos concede reconhecimento técnico nacional de qualidade dos serviços médico-hospitalares prestados”, afirmou o presidente do Hospital Português, Armindo Carvalho, ao agradecer a homenagem.

Durante a sessão, o grupo Manoel Gomes Ferreira fez uma apresentação de dança folclórica. A enfermeira Verena Morgade Cortizo e a chefe do faturamento Karin Magnavita interpretaram o fado ‘Canção do Mar’, de Pedro Homem de Mello e Ferrer Trindade. Para que as referências culturais simbolizassem a integração entre Brasil e Portugal, os médicos Otoni Raimundo Filho e Álvaro Nonato fizeram um dueto de violão e flauta , para interpretar a música ‘Aquarela do Brasil’.

No plenário da Assembléia, o chefe da Casa Militar, Coronel Cristóvão Rios Brito, representante do governador Paulo Souto, o Bispo Auxiliar Josaphat Menezes da Silva, o corregedor geral do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Manuel Castro, o Cônsul de Portugal na Bahia, João Paulo Sabido Costa, o representante da Real Sociedade Portuguesa, Antônio Higino Saraiva, o presidente do Gabinete Português de Leitura, João Manuel Pinheiro, o presidente do Hospital Português, Armindo Carvalho, o vice-presidente do Hospital Português, José Carlos Pereira Gomes, o superintendente do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo, e a colunista Terezinha Cardoso foram convidados a compor a mesa. Vários colaboradores, parceiros e admiradores da Instituição prestigiaram o evento.