Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

150 anos com saúde — Hospital Português da Bahia

27 de março de 2007

150 anos com saúde

27 March 2007

Reconhecido publicamente pela relevância dos serviços prestados à população de baixa renda, o programa Unidades Móveis de Saúde reforça a atuação, em fevereiro e março, com uma programação especial, aos domingos, no Farol da Barra e Jardim de Alá. Bem recebido nas praias de Salvador, o projeto ‘150 Anos com Saúde’ é mais uma iniciativa do Hospital Português com o  propósito de ampliar as ações de responsabilidade social no ano em que celebra o Sesquicentenário.

Nos meses mais movimentados do verão baiano, as Unidades Móveis  ampliam a jornada. De segunda a sexta-feira, disponibilizam serviços de  ginecologia e pediatria para a população de menor poder aquisitivo, em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, onde não há postos de  saúde. Até o final de março, o programa cumpre uma agenda diferenciada, nas praias. Aos domingos, o projeto ‘150 Anos com Saúde’ oferece,  gratuitamente, orientações nutricionais: avaliação de peso, cálculo do índice de massa corpórea, medição da circunferência da cintura; atividades  fisioterapêuticas: realização e monitoramento de atividades físicas (alongamento, relaxamento, etc); diagnóstico ambulatorial: aferição da  pressão arterial, medição do índice glicêmico; avaliação simples da função pulmonar (espirometria simples).

No dia 11 de fevereiro, um domingo ensolarado, as Unidades Móveis  tenderam cerca de 400 pessoas, no Farol da Barra, integrando-se ao projeto  ‘Ruas de Lazer’, desenvolvido pelo Shopping Barra e pela Prefeitura de Salvador. Muita gente elogiou a iniciativa, a exemplo da autônoma Líbia Moreira Cardoso. A professora Lídia Tarquínio não poupou elogios ao programa. “Muito importante essa iniciativa, temos acesso a um bom serviço,  de graça”, diz. No Farol da Barra, os fisioterapeutas que participam do projeto ‘150 Anos com Saúde’ deram dicas para otimizar exercícios e cuidar bem do corpo. O Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) promoveu uma concorrida sessão de alongamento.

Ação social – Em sete anos, o programa Unidades Móveis de Saúde do  Hospital Português realizou mais de 280 mil atendimentos. A ação dos três veículos, equipados e adaptados ao serviço gratuito e itinerante, é fruto de um convênio firmado, em 2000, entre o Hospital e as Secretarias Municipais de Saúde de Salvador e de Lauro de Freitas.

Diariamente, são realizados 270 atendimentos, entre consultas nas áreas de  pediatria e ginecologia, além do exame de colo de útero (colposcopia). As  visitas, em Salvador, ocorrem em bairros como Valéria, São Cristóvão, Mussurunga, Pau da Lima, Sussuarana, São Marcos, Cajazeiras, Fazenda  Grande, Boca da Mata, Paripe, Periperi, Ribeira e Calçada. Na área urbana de Lauro de Freitas, as Unidades atuam em 80% dos bairros.