Reconhecido publicamente pela relevância dos serviços prestados à população de baixa renda, o programa Unidades Móveis de Saúde reforça a atuação, em fevereiro e março, com uma programação especial, aos domingos, no Farol da Barra e Jardim de Alá. Bem recebido nas praias de Salvador, o projeto ‘150 Anos com Saúde’ é mais uma iniciativa do Hospital Português com o propósito de ampliar as ações de responsabilidade social no ano em que celebra o Sesquicentenário.
Nos meses mais movimentados do verão baiano, as Unidades Móveis ampliam a jornada. De segunda a sexta-feira, disponibilizam serviços de ginecologia e pediatria para a população de menor poder aquisitivo, em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, onde não há postos de saúde. Até o final de março, o programa cumpre uma agenda diferenciada, nas praias. Aos domingos, o projeto ‘150 Anos com Saúde’ oferece, gratuitamente, orientações nutricionais: avaliação de peso, cálculo do índice de massa corpórea, medição da circunferência da cintura; atividades fisioterapêuticas: realização e monitoramento de atividades físicas (alongamento, relaxamento, etc); diagnóstico ambulatorial: aferição da pressão arterial, medição do índice glicêmico; avaliação simples da função pulmonar (espirometria simples).
No dia 11 de fevereiro, um domingo ensolarado, as Unidades Móveis tenderam cerca de 400 pessoas, no Farol da Barra, integrando-se ao projeto ‘Ruas de Lazer’, desenvolvido pelo Shopping Barra e pela Prefeitura de Salvador. Muita gente elogiou a iniciativa, a exemplo da autônoma Líbia Moreira Cardoso. A professora Lídia Tarquínio não poupou elogios ao programa. “Muito importante essa iniciativa, temos acesso a um bom serviço, de graça”, diz. No Farol da Barra, os fisioterapeutas que participam do projeto ‘150 Anos com Saúde’ deram dicas para otimizar exercícios e cuidar bem do corpo. O Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) promoveu uma concorrida sessão de alongamento.
Ação social – Em sete anos, o programa Unidades Móveis de Saúde do Hospital Português realizou mais de 280 mil atendimentos. A ação dos três veículos, equipados e adaptados ao serviço gratuito e itinerante, é fruto de um convênio firmado, em 2000, entre o Hospital e as Secretarias Municipais de Saúde de Salvador e de Lauro de Freitas.
Diariamente, são realizados 270 atendimentos, entre consultas nas áreas de pediatria e ginecologia, além do exame de colo de útero (colposcopia). As visitas, em Salvador, ocorrem em bairros como Valéria, São Cristóvão, Mussurunga, Pau da Lima, Sussuarana, São Marcos, Cajazeiras, Fazenda Grande, Boca da Mata, Paripe, Periperi, Ribeira e Calçada. Na área urbana de Lauro de Freitas, as Unidades atuam em 80% dos bairros.