Notícias Fique por dentro das novidades

Notas/ Mar 2007 — Hospital Português da Bahia

29 de março de 2007

Notas/ Mar 2007

29 March 2007

Diretoria do Hospital Português recebeu, através de correspondência do Exmo. Senhor Renan Calheiros, presidente do Senado, o Voto de  Congratulações pelo transcurso dos 150 anos da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência. O Voto, consignado nos anais do Senado Federal e inserido em Ata da Sessão do dia 6 de fevereiro, foi direcionado ao corpo diretivo, médico e funcional do Hospital. “O agora sesquicentenário Hospital Português se  destaca como um dos mais modernos e complexos centros de saúde da Bahia e do Brasil e, claro, não restringe sua atuação aos patrícios, mas estende à toda  comunidade baiana, inclusive aos segmentos mais carentes e humildes”, justificaram os senadores Antônio Carlos Magalhães, Romeu Tuma e  Francisco Dornelles, requisitantes da iniciativa.

“150 anos de uma história que acompanha a sua vida” é o tema da campanha publicitária dos 150 anos do Hospital Português, que está sendo divulgada em rádios, jornais, revistas e outdoors espalhados por toda a cidade.  Planejada e criada pela M2B Propaganda, entre setembro e dezembro do ano passado, a campanha tem como ponto inicial um conceito que define bem o  cliente Hospital Português e a trajetória assistencial que, ao longo desses 150 anos, cuidou de diversas gerações. Sem distinção de idade ou perfil, a divulgação buscou dialogar individualmente com cada leitor, reforçando a  imagem de um hospital humano, experiente, dedicado e com muitas histórias vivenciadas.

A Unidade de atendimento externo do Serviço de Medicina Laboratorial, que anteriormente atendia no 1º andar do Centro Médico, foi transferida para o andar térreo do Hospital Português, junto ao serviço de Bio Imagem. A medida visa facilitar o acesso de pacientes e centralizar o atendimento dos  exames laboratoriais e de imagem, conferindo mais rapidez e agilidade no  serviço.

Dr. Cláudio Zollinger, gastroenterologista e especialista em medicina intensiva do Hospital Português, é o novo presidente da Sotiba (Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia), para o biênio 2007/2008. Bastante disputada, a eleição contou com a participação de 252 sócios e, pela diferença de apenas  quatro votos, a chapa Intensiva Forte, presidida pelo também intensivista do Hospital Português, Dr. José Mário Teles, ficou em segundo lugar. A chapa  vencedora, UTI  (União-Transparência-Igualdade) obteve 127 dos 250 votos válidos e tem, entre os objetivos, incentivar a educação continuada e  humanizar a rotina de profissionais.

O Internato da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia é uma oportunidade imperdível para o estudante de medicina do 4º, 5º e 6º° anos. O programa, que inclui estágio extra-curricular na área, numa estrutura voltada para alta complexidade, terá a duração de cinco meses, com regime de plantão semanal de 12 horas e início previsto para maio deste ano. Os interessados devem realizar inscrição até o dia 13 de março, durante o horário comercial,  no Centro de Estudos Egaz Moniz, Centro de Recursos Humanos Valdemar Belém. Inicialmente, serão oferecidas 21 vagas, sendo 14 para internato e 07 para pesquisa, e a seleção envolverá prova escrita e entrevista. No momento da inscrição, o estudante deverá apresentar cópias do histórico escolar, do comprovante de residência, da carteira de identidade e do comprovante de matrícula. Mais informações: (71) 3203- 5797 ou pelo e-mail: egas_moniz@ hportugues.com.br.

Uma equipe de seis farmacêuticos do Hospital Português participou da campanha de incentivo ao uso racional de medicamentos e do lançamento de uma cartilha informativa, no dia 6 de janeiro, representando o serviço de  Farmácia Hospitalar. O evento, que possuiu amplitude nacional, foi marcado, em Salvador, por atividades realizadas em stands montados na área aberta do Farol da Barra, que demonstraram a atuação do profissional de farmácia em diversas áreas do conhecimento.