Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Notas/ Abril 2007 — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2007

Notas/ Abril 2007

25 April 2007

Os clientes do Programa Vida Saudável e acompanhantes de pacientes do Hospital Português agora têm vantagem na Perini. Basta apresentar o Cartão Vida Saudável ou o cartão do acompanhante para ganhar 20% de desconto no buffet de café da manhã, de segunda a sábado, na Perini Graça. A partir das  7h, é possível desfrutar da mais deliciosa culinária regional. Além dos variados pães, salgados, bolos e queijos, o buffet inclui mingau, iogurtes e cuscuz.

A Diretoria registrou um carinhoso agradecimento feito pela Sra. Edna de Quadros Galvão. Durante o período em que passou na UGH (Unidade de  Gastroenterologia e Hepatologia), Sra. Edna e sua família avaliaram o atendimento como “ímpar”. “Naquele momento de preocupação e  insegurança, normais de uma família que precisa internar mãe, avó e bisavó, de 87 anos, para realizar uma cirurgia de grande porte, sentimos o carinho, o  apoio, os cuidados de que precisávamos, algo que nos deu muita tranqüilidade, esperança e forças”, elogiou a família, em comunicação feita ao presidente  Armindo Carvalho.

Dr. Fernando Cal Garcia Filho, ortopedista do Centro Médico Hospital Português, é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Bahia (Sbot/Ba), para o biênio 2007/2008. No dia 11 de janeiro, o especialista tomou posse em solenidade do fórum nacional da  Sociedade, em Campinas (SP) e, em Salvador, no dia 22 do mês passado, a  sessão solene ocorreu na Associação Baiana de Medicina (ABM), com a presença de representantes dos diversos campos da área médica. Com quase 300 membros, a Sbot/Ba é uma sociedade sem fins lucrativos, que tem por objetivo favorecer a atuação científica na área de ortopedia e desenvolver  congressos e atualizações para os associados.

Dr. Eduardo Studart tomou posse na presidência da Sociedade de Patologia da Bahia (biênio 2007/2009), no dia 10 de março, no auditório da Fiocruz. Como principal objetivo, o coordenador do Laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Português cita a criação de uma Comissão Científica para a  laboração de um programa de educação continuada, com reuniões bimestrais e  palestras de atualização científica.

Dra. Ledívia Espinheira coordenará a nova composição do Núcleo de Qualidade do Hospital Português. O serviço funcionará na antiga Sala das Gerências, no 1º andar, e será integrado pela enfermeira Ana Cristina Canavarro, pelo administrador Adriano Porto Maia e pela analista Layane Contreiras Lima.

Catorze protocolos de pesquisa foram analisados pelo Comitê de Ética e  Pesquisa (CEP), em janeiro e fevereiro. O Comitê, que é formado por 15  membros, entre médicos e outros profissionais de saúde, se reúne duas vezes por mês e contabiliza um aumento progressivo no número de pesquisas  recebidas.