Notícias Fique por dentro das novidades

Aumento de leitos e das pesquisas médicas — Hospital Português da Bahia

30 de Maio de 2007

Aumento de leitos e das pesquisas médicas

30 May 2007

Qual o papel da UCO e como ela vem realizando suas funções ao longo desses quinze anos?

É uma Unidade de assistência a pacientes com síndromes coronarianas agudas, que têm arritmias cardíacas e precisam de vigilância ou da intervenção de médicos especializados, sejam cardiologistas – intervencionistas ou cirurgiões cardíacos. Acreditamos que a UCO vem exercendo seu papel de maneira muito boa, comprometida com o atendimento à população de baixa renda, já que 20% dos nossos atendimentos são feitos através do SUS. A reputação da nossa Unidade na comunidade médica baiana e brasileira é das  mais altas.

Quais mudanças mais chamaram sua atenção desde 1992 até os dias atuais?

A evolução e melhoria dos medicamentos produzidos pela indústria  farmacêutica e a conseqüente mudança do perfil clínico dos pacientes. Há quinze anos, tínhamos menos medicações disponíveis e elas não eram tão eficazes. Hoje, existem drogas que previnem e inibem os efeitos danosos do infarto. Com o advento das medicações anti-trombóticas, o quadro clínico  mudou. Existe ainda a diferença de idade. Se há dez anos, os infartos, além de mais graves, acometiam pacientes na sexta década da vida, hoje as pessoas estão vivendo mais, e a maioria dos infartados tem 70, 80 anos. Isso é  conseqüência  direta da utilização de remédios que previnem os eventos coronarianos.

Como a UCO lida com a educação médica continuada?

Na visita diária aos pacientes, pela manhã, fazemos uma reunião para discutir o que faremos, com base nas diretrizes e evidências científicas. Todo o dia discutimos sobre como tratar as enfermidades e essa revisão diária das diretrizes já é uma forma de educação médica continuada. Ademais, fazemos reuniões científicas semanais, onde debatemos casos clínicos e revisamos a literatura. Além do mais, há um estímulo constante para que todos participem dos congressos médicos, nacionais ou internacionais.

Quais os planos da UCO para o futuro?

Queremos aumentar as pesquisas médicas. Atrair ainda mais interessados em criar o conhecimento, para estimular o crescimento da medicina como um  todo. Com a ampliação do Hospital, pretendemos também ampliar a UCO em cinco leitos, mantendo sempre o padrão de qualidade do Hospital Português.