Notícias Fique por dentro das novidades

Mensagem da Diretoria — Hospital Português da Bahia

7 de junho de 2007

Mensagem da Diretoria

07 June 2007

Mensagem da DiretoriaQuem sempre preservou a vida e zelou pela saúde de inúmeras pessoas, soube, também, permanecer forte e íntegro. Construir um século e meio de história é, sem dúvida, uma prova de cuidado. O Hospital Português completou 150 anos. Todos os elogios, congratulações e menções honrosas reverenciaram o fruto do trabalho de diversas pessoas, afinal, construir uma organização como esta, com todas as adversidades existentes, só é possível com muita união e com um transparente conjunto de valores e objetivos comuns.

Esta dedicação é a marca que sempre nos diferenciou. O trabalho, baseado na paixão e na fé, tradição de nossa Instituição, abraça, cada dia mais, a modernidade. Não há dúvidas de que o Hospital Português é um dos mais completos centros de saúde do país. Nos últimos anos, foram inúmeras inovações. Fomos um dos primeiros hospitais de grande porte do Brasil a receber o Certificado de Acreditação, título nacional que nos concede reconhecimento técnico da qualidade dos serviços médico-hospitalares prestados. Além disso, implantamos o prontuário eletrônico, avançado sistema de informatização hospitalar, iniciamos a construção de um novo prédio, que abrigará novos Serviços, e adquirimos novas tecnologias em diagnóstico, num importante investimento em equipamentos de imagem.

Mas a grandeza desta obra traduz-se, principalmente, no reconhecimento
popular que recebemos dos milhares de pacientes e familiares, atendidos mensalmente em nossos Serviços, inclusive através do Sistema Único de Saúde. No SUS, temos assumido um papel estratégico, assistindo aos casos mais complexos. Além dos transplantes de rins, fígado, córnea e medula óssea, destaca-se a atuação do programa de Cirurgia Cardíaca, Hemodiálise, Oncologia, Urologia, as Unidades Móveis de Saúde, as Unidades de Tratamento Intensivo, dentre tantos outros Serviços, sempre sem nenhuma discriminação em termos dos recursos dispendidos.

Altruísmo que se traduz em interesse e amor ao próximo, compromisso com o serviço de alta complexidade e referência em ensino e pesquisa. São esses três pilares que sustentam a conclusão de mais uma Gestão da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, uma filosofia assistencial que marca a história da Instituição desde 1857. Muito ainda há para percorrer. Esperamos que projetos finalizados e iniciados nesta gestão, que agora se encerra, contribuam para realizações vindouras.

Agradecemos, aqui, aos nossos colaboradores, aos médicos, aos associados, à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, aos amigos e aos nossos fornecedores e parceiros, por contribuírem, de várias formas, para a perpetuação desta obra, sem perder de vista o senso de humanidade, a busca constante por melhores práticas e excelência de serviços. Especialmente, agradecemos o apoio do Conselho Deliberativo, o trabalho da Comissão Fiscal e o discernimento e extremo cuidado da Comissão do Sesquicentenário, perante as comemorações que tanto nos encheram de orgulho. Diretoria do Hospital Português da Bahia
Gestão 2005/2007