Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

NOTAS Outubro 2007 — Hospital Português da Bahia

27 de outubro de 2007

NOTAS Outubro 2007

27 October 2007

O Hospital Português ocupou, mais uma vez, posição de destaque dentro do Congresso Lusófono Longevidade com Saúde, cuja terceira edição aconteceu entre os dias 20 e 21 de setembro, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa (Portugal). O presidente Armindo Carvalho e o Assessor Especial, Carlos Manuel de Jesus Ferreira, estiveram presentes ao prestigioso evento. Representando o Centro de Estudos Prof. Egas Moniz, o Dr. Rodolfo Teixeira, além de ter integrado a Comissão Organizadora e a Comissão Científica, comandou a mesa-redonda Infecciologia no Idoso, na qual proferiu a palestra Patologia Infecciosa mais Freqüente no Idoso. O urologista José Melo foi um dos moderadores da mesa Urologia/Sexologia, na qual foram discutidos temas como disfunção miccional e incontinência urinária no idoso, sexualidade no idoso, entre
outros assuntos. Logo em seguida, o clínico e intensivista Sandro Scárdua esteve à frente, junto com outros especialistas, da discussão Segurança Social/Cuidados Continuados. O pneumologista e intensivista Augusto Farias apresentou o Estudo Limitação da Conduta Terapêutica em Pacientes Internados em Unidades de Terapia Intensiva. Encerrando o evento, o hepatologista Paulo Lisboa Bittencourt dividiu a moderação da mesa Patologia Gastrenterológica, na qual foram abordados assuntos como obstipação crônica e incontinência anal no idoso.

O lançamento da Medalha Comemorativa dos 150 anos da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, aconteceu no dia 8 de outubro, no Auditório Adélia Carvalho, do Centro Médico do Hospital Português. Durante a bela solenidade, que contou com a presença de autoridades, foram homenageados com o Título de Sócio Honorário da Instituição, o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia – FESFBA, Antônio Brito, e o cardiologista Maurício Nunes, especialista que tem uma longa história de serviços prestados ao Hospital Português.

Este ano, o Dia dos Médicos será comemorado de maneira especial pelo Hospital Português. Além do já tradicional Café da Manhã dos Médicos, que acontecerá no Mezanino do Centro Médico do Hospital Português, será lançado oficialmente o Programa Organização da Assistência por Especialidades (OAE), que busca desenvolver um corpo clínico efetivo e comprometido com a Instituição. O Programa pretende estabelecer uma relação de troca entre os médicos e o Hospital Português, que trará bons resultados para ambas as partes.

O Hospital Português lamenta, com grande pesar, o falecimento, no dia 28 de agosto, da senhora Vânia de Albuquerque Jucá Nunes, esposa do cardiologista Maurício Nunes. A Instituição presta suas condolências aos familiares e amigos da companheira de vida de um colaborador que tem forte ligação com a Instituição.