Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Arte e poesia unidas pelo espírito natalino — Hospital Português da Bahia

10 de dezembro de 2007

Arte e poesia unidas pelo espírito natalino

10 December 2007

Arte e poesia unidas pelo espírito natalinoEnvolvido pela emoção do clima de Natal e pelo espírito de comunhão que contagia a todos, nesta época do  no, o Hospital Português promove um emocionante Concerto de Natal, no dia 13 de dezembro, e convida a comunidade, pacientes, corpo clínico, enfermeiras, auxiliares, colaboradores do administrativo e fornecedores a comparecer à festa que contará, entre outras atrações, com a apresentação de médicos-artistas, alguns dos quais integrantes da Associação Brasileira de Medicina e Arte, presidida pelo cirurgião oncológico Álvaro Nonato de Souza, coordenador da Central de Relacionamento Médico e diretor geral do evento.

Responsáveis pela execução do programa – apoiado no tripé que equilibra música, canto e poesia – os médicos também receberão o Quarteto de Cordas Ibarra que, ao longo do evento, vai combinar o apuro dos músicos com a afinação do Coral Canto Real – de volta à ativa – e da sofisticação dos textos poéticos.

O Concerto de Natal terá um repertório essencialmente clássico. O programa será executado em dois horários: às 18h, voltado para colaboradores e seus familiares e, às 20h, contemplando fornecedores, sócios, parceiros e entidades médicas, além do público em geral. Os funcionários que quiserem participar devem confirmar sua presença no Setor Pessoal (ramal 611), porém o concerto será franqueado ao público externo.

A noite de festa será aberta com a apresentação do Balé Real e sua mais nova coreografia, Flexus, idealizada pela oreógrafa Mônica Rocha. Logo em seguida, o ginecologista e obstetra Adalto Magalhães faz uma saudação aos presentes, sendo seguido pelas mensagens do presidente Armindo Carvalho e do coordenador Álvaro Nonato. A partir daí, a música tomará conta de todos os cantos do Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português).

Com direção musical do neuro-cirurgião e neurologista Dr. Otoni Costa Filho (que também  é regente do Coral Canto Real) o evento terá início com o Canon em Ré Maior, de Johan Pachelbel, executado pelas cordas do Ibarra com solo da pianista Kalinca Liss. No palco, se sucederão o cirurgião plástico e odontólogo Luciano Fiúza; o cirurgião oncológico e coordenador da CRM, Álvaro Nonato; o neuro-cirurgião Otoni Costa Filho; a enfermeira da hemodiálise do Hospital, Michele Melgaço; o médico neurologista Jamari Oliveira Filho. Entre o primeiro e segundo atos, o nefrologista e gerente técnico do Hospital, Ernane Gusmão, recita uma mensagem especial.

Darão prosseguimento à celebração, o anestesiologista Manoel Medeiros, o cirurgião plástico Luciano Fiúza, de volta ao palco, seguido pelo duo formado por Álvaro Nonato e Tuzé de Abreu, que também interpretará um solo. Entre as músicas, as belíssimas Jesus Alegria dos Homens, Ave Maria, Jingle Bells, Pai Nosso e Panis Angelicus, entre outras.

A celebração será arrematada com a apresentação do Coral Canto Real, que retoma sua trajetória de 11 anos de trabalho e elogiadas apresentações, com as canções Va pensiero – Ópera Nabuco (Giuseppe Verdi) e a tradicional Noite feliz (Franz Grüber). Iniciativa pioneira do Hospital Português, o Concerto de Natal nasceu com o objetivo de promover a confraternização natalina entre os colaboradores e transmitir uma mensagem de Natal para a comunidade. “Este concerto traduz o aperfeiçoamento contínuo da humanização do Hospital Português”, observa Dr. Álvaro.

Numa atitude inédita, os pacientes também poderão assistir ao Concerto, devidamente acompanhados por uma equipe de enfermagem e fisioterapia, que ficará responsável pela sua segurança e bem estar.