Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovado — Hospital Português da Bahia

3 de dezembro de 2007

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovado

03 December 2007

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovadoO Hospital Português da Bahia acaba de ter renovado o seu Certificado de Acreditação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), única entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde para garantir a qualidade dos hospitais brasileiros.

O Hospital, que foi o primeiro de grande porte e primeiro filantrópico do Norte/Nordeste a obter tal título, mantém o grau de qualificação atestado após visita da equipe de avaliadores que percorreu as dependências do Hospital em meados do mês de outubro.

Na oportunidade, foram verificados ítens como o cumprimento de normas de segurança, organização de processos e práticas de gestão e qualidade nos serviços oferecidos.

De posse deste título desde 2005, o Hospital se orgulha de estar entre as maiores instituições brasileiras no que diz respeito à excelência da qualidade de serviços prestados. Segundo dados divulgados pela própria ONA, o Hospital Português encontra-se entre as 86 instituições com certificação válida, no Brasil, que totalizam 16 mil leitos do parque hospitalar nacional. O Hospital encontra-se entre os 67,4% de certificados que possuem até 300 leitos e está incluído no índice de 1,2% de filantrópicos acreditados em todo o país.

A Instituição foi avaliada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), de acordo com as diretrizes da ONA e apresentou conformidade com os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação, Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares (Volume 2 – Versão 2006), aprovado e chancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 93 de 26/05/2006). Desta forma, o Hospital  Português mantém seu nível de Acreditação até novembro de 2009, quando deverá ser mais uma vez renovado.

Notadamente voltado à realização de diversos tipos de procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos, o Hospital Português volta a ter sua conduta administrativa reconhecida pela instituição acreditadora. Com cinco unidades de tratamento intensivo e os mais modernos equipamentos para o diagnóstico e tratamento, o Hospital mantém a garantia que confere maior segurança tanto para médicos e enfermeiros quanto para colaboradores e pacientes.

A renovação da certificação reafirma a vocação do Hospital Português por desenvolver uma gestão profissional que, desde sua fundação – há exatos 150 anos – está voltada para a melhoria das instalações, aquisição de equipamentos de ponta, treinamento e reciclagem profissional, além de trabalhos que o aproximam da comunidade em seu entorno.