Notícias Fique por dentro das novidades

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovado — Hospital Português da Bahia

3 de dezembro de 2007

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovado

03 December 2007

Hospital Português da Bahia tem seu Certificado de Acreditação renovado O Hospital Português da Bahia acaba de ter renovado o seu Certificado de Acreditação conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), única entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde para garantir a qualidade dos hospitais brasileiros.

O Hospital, que foi o primeiro de grande porte e primeiro filantrópico do Norte/Nordeste a obter tal título, mantém o grau de qualificação atestado após visita da equipe de avaliadores que percorreu as dependências do Hospital em meados do mês de outubro.

Na oportunidade, foram verificados ítens como o cumprimento de normas de segurança, organização de processos e práticas de gestão e qualidade nos serviços oferecidos.

De posse deste título desde 2005, o Hospital se orgulha de estar entre as maiores instituições brasileiras no que diz respeito à excelência da qualidade de serviços prestados. Segundo dados divulgados pela própria ONA, o Hospital Português encontra-se entre as 86 instituições com certificação válida, no Brasil, que totalizam 16 mil leitos do parque hospitalar nacional. O Hospital encontra-se entre os 67,4% de certificados que possuem até 300 leitos e está incluído no índice de 1,2% de filantrópicos acreditados em todo o país.

A Instituição foi avaliada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), de acordo com as diretrizes da ONA e apresentou conformidade com os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação, Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares (Volume 2 – Versão 2006), aprovado e chancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 93 de 26/05/2006). Desta forma, o Hospital  Português mantém seu nível de Acreditação até novembro de 2009, quando deverá ser mais uma vez renovado.

Notadamente voltado à realização de diversos tipos de procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos, o Hospital Português volta a ter sua conduta administrativa reconhecida pela instituição acreditadora. Com cinco unidades de tratamento intensivo e os mais modernos equipamentos para o diagnóstico e tratamento, o Hospital mantém a garantia que confere maior segurança tanto para médicos e enfermeiros quanto para colaboradores e pacientes.

A renovação da certificação reafirma a vocação do Hospital Português por desenvolver uma gestão profissional que, desde sua fundação – há exatos 150 anos – está voltada para a melhoria das instalações, aquisição de equipamentos de ponta, treinamento e reciclagem profissional, além de trabalhos que o aproximam da comunidade em seu entorno.