Notícias Fique por dentro das novidades

NOTAS Dezembro/2007 — Hospital Português da Bahia

10 de dezembro de 2007

NOTAS Dezembro/2007

10 December 2007

O projeto Conversa com o Presidente, no qual o presidente Armindo Carvalho esteve frente a frente com médicos do corpo clínico do Hospital Português, aconteceu, pela primeira vez, no dia 13/11. Na oportunidade, o presidente ouviu interessantes sugestões sobre o funcionamento da Instituição. Mais uma iniciativa que visa à aproximação entre corpo clínico e hospital, o encontro foi satisfatório para ambas as partes que começam a conhecer-se melhor e contribuir para o crescimento mútuo. Devido ao sucesso do encontro-piloto, o Conversa com o Presidente será repetido mensalmente, sempre às terças-feiras, no Espaço de Convivência Médica.

A ceia de Natal da Comunidade Portuguesa será realizada no dia 14/12, das 20h30 às 23h00, na Quinta Portuguesa, um dos mais belos espaços para abrigar, em Salvador, eventos de confraternização de final de ano. Tradicional encontro que celebra, todos os anos, o nascimento de Cristo, a ceia tem ingressos a venda no Hospital Português, no Gabinete Português de Leitura, na Casa Pronta e na Casa Novaes.

O Departamento de Nutrição do Hospital Português, coordenado pela nutricionista Gildete Fernandes apresentou-se, com destaque no XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica realizados, em Florianópolis (SC), entre os dias 18 e 21 de novembro. Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos Adequação do aporte calórico-protéico administrado versus o prescrito em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Saúde da população feminina de uma capital brasileira: obesidade e riscos para doenças cardiovasculares.

O Hospital Português da Bahia lamenta, com grande consternação, o falecimento da médica Vanilda Tavares, falecida no dia 28 de novembro e sepultada, na mesma data, no cemitério do Campo Santo. A Dra Vanilda era viúva do médico José Tavares que foi, durante muito tempo, colaborador da Instituição com a qual estabeleceu fortes laços. Ela deixou seis filhos, Paulo, Adriano e Daniela, além de José Tavares Filho, Isabela e Isadora, os três que seguiram a profissão dos pais.

A palestra Câncer – Prevenir para viver melhor aconteceu, no dia 27/11, no Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. A palestra, ministrada pela médica nuclear Adelina Sanches e pela coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital Português, Clarissa Mathias, contou com a participação do público, que não se furtou a tirar suas dúvidas sobre os mais diversos tipos de câncer e as principais formas de prevenção como diminuição da ingesta de álcool, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.