Notícias Fique por dentro das novidades

NOTAS Dezembro/2007 — Hospital Português da Bahia

10 de dezembro de 2007

NOTAS Dezembro/2007

10 December 2007

O projeto Conversa com o Presidente, no qual o presidente Armindo Carvalho esteve frente a frente com médicos do corpo clínico do Hospital Português, aconteceu, pela primeira vez, no dia 13/11. Na oportunidade, o presidente ouviu interessantes sugestões sobre o funcionamento da Instituição. Mais uma iniciativa que visa à aproximação entre corpo clínico e hospital, o encontro foi satisfatório para ambas as partes que começam a conhecer-se melhor e contribuir para o crescimento mútuo. Devido ao sucesso do encontro-piloto, o Conversa com o Presidente será repetido mensalmente, sempre às terças-feiras, no Espaço de Convivência Médica.

A ceia de Natal da Comunidade Portuguesa será realizada no dia 14/12, das 20h30 às 23h00, na Quinta Portuguesa, um dos mais belos espaços para abrigar, em Salvador, eventos de confraternização de final de ano. Tradicional encontro que celebra, todos os anos, o nascimento de Cristo, a ceia tem ingressos a venda no Hospital Português, no Gabinete Português de Leitura, na Casa Pronta e na Casa Novaes.

O Departamento de Nutrição do Hospital Português, coordenado pela nutricionista Gildete Fernandes apresentou-se, com destaque no XVII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral e V Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica realizados, em Florianópolis (SC), entre os dias 18 e 21 de novembro. Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos Adequação do aporte calórico-protéico administrado versus o prescrito em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Saúde da população feminina de uma capital brasileira: obesidade e riscos para doenças cardiovasculares.

O Hospital Português da Bahia lamenta, com grande consternação, o falecimento da médica Vanilda Tavares, falecida no dia 28 de novembro e sepultada, na mesma data, no cemitério do Campo Santo. A Dra Vanilda era viúva do médico José Tavares que foi, durante muito tempo, colaborador da Instituição com a qual estabeleceu fortes laços. Ela deixou seis filhos, Paulo, Adriano e Daniela, além de José Tavares Filho, Isabela e Isadora, os três que seguiram a profissão dos pais.

A palestra Câncer – Prevenir para viver melhor aconteceu, no dia 27/11, no Auditório Adélia Carvalho (Centro Médico Hospital Português), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. A palestra, ministrada pela médica nuclear Adelina Sanches e pela coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital Português, Clarissa Mathias, contou com a participação do público, que não se furtou a tirar suas dúvidas sobre os mais diversos tipos de câncer e as principais formas de prevenção como diminuição da ingesta de álcool, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.