Notícias Fique por dentro das novidades

Referência no atendimento em gastroenterologia — Hospital Português da Bahia

24 de janeiro de 2009

Referência no atendimento em gastroenterologia

24 January 2009

Referência no atendimento em gastroenterologiaA Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) do Hospital Português, referência no atendimento das afecções do trato digestivo, é especializada no atendimento a portadores de doenças gastrointestinais agudas ou crônicas que requeiram cuidados intensivos, inclusive os pacientes em pré e pós- operatório de transplante de fígado. Coordenada pelo hepatologista Paulo Lisboa Bittencourt, a Unidade possui 18 leitos. Visando maior humanização na assistência a pacientes que necessitem de internação prolongada, dez leitos estão equipados com banheiro privativo e possibilitam acompanhante. A UGH é composta por 17 médicos, gastroenterologistas e intensivistas, 17 enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem treinados no manejo do paciente crítico portador de doenças gastrointestinais e no pós-operatório de cirurgia abdominal de grande porte. As rotinas de condutas médicas da Unidade serão debatidas no próximo Simpósio Internacional de Medicina Intensiva em Gastroenterolgoia e Hepatologia, que ocorrerá entre 7 e 9 de maio de 2009. No evento será realizado o I Consenso Brasileiro do Manejo do Sangramento por Varizes de Esôfago e será lançada a segunda edição do Manual de Medicina Intensiva em Gastroenterologia e Hepatologia.

A UGH – que foi pioneira em transplantes de fígado na Bahia – é o setor responsável, no Hospital Português, pelo pré e pós-operatório do transplante hepático, desempenhando importante função nos excelentes índices de sucesso desta cirurgia, compatíveis com os mais importantes centros transplantadores do país. Para se ter uma idéia dos resultados da equipe de transplante de fígado, do Hospital Português, liderada pelo cirurgião Dr. Jorge Bastos, cerca de 100 transplantes já foram realizados, com um índice global de sobrevida de 73%, o mesmo encontrado em serviços semelhantes, nos mais avançados estados brasileiros. O Programa de Transplante Hepático do Hospital Português está em funcionamento desde 2001 e, no ano passado, chegou a realizar em um único mês, o número recorde de 54 transplantes.

A equipe de transplante de fígado do Hospital Português é composta pelos médicos cirurgiões Jorge Bastos, Leonardo Canedo e André Gusmão; pelos anestesiologistas Eron Santana e Manuel Medeiros Neto; pelos clínicos Paulo L. Bittencourt, Liana Codes e Andréa Cavalcanti, além de uma equipe multidisciplinar que fica sob a responsabilidade da enfermeira Maria Auxiliadora Evangelista.

Como complemento à atuação da UGH, o Hospital coloca à disposição do paciente o Serviço de Endoscopia, que conta com equipamentos de última geração. No Serviço, são realizados procedimentos diagnósticos e terapêuticos de endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, colangiografia endoscópica retrógrada, manometria esofágica e pHmetria de 24 Horas. Os exames de rotina são realizados pelos médicos Dr. Durval Rosa Neto, Dra. Maria Alice Soares e Dr. Paulo L Bittencourt, além de quatro outros profissionais em escala de sobreaviso. A equipe de enfermagem engloba mais oito profissionais sob a supervisão da enfermeira Alessandra de Oliveira Castro.